[Dicas para contratar uma empresa para manutenção da rede de gás]

Está em dúvidas de como escolher a empresa certa para fazer a inspeção e manutenção da rede de gás do seu condomínio? Confira nossas dicas!

Fazer a manutenção da rede de gás é fundamental para garantir a segurança de qualquer condomínio, seja residencial ou comercial. Ela deve ser incluída no calendário do condomínio para atestar que todos os equipamentos de gás funcionam corretamente e não apresentam nenhum perigo aos usuários.

Para não ocorrer o risco de incêndios e explosões, alguns cuidados são imprescindíveis com a rede de gás. Confira alguns deles!

  • Procure saber onde ficam os registros de gás e onde passam as tubulações para que não aconteça de furá-la acidentalmente;
  • Verifique se existe ventilação suficiente nos ambientes onde estão instalados os equipamentos de gás;
  • Os equipamentos não devem ficar próximos a materiais inflamáveis;
  • As inspeções periódicas são fundamentais e, caso seja necessário, deve-se providenciar os reparos imediatos;
  • Se for ficar muitos dias fora de casa, feche todos os registros de gás;
  • Caso desconfie de algum vazamento, não acenda a luz, nem fósforos, abra as janelas e portas dos ambientes e chame imediatamente um profissional;
  • Faça o teste de estanqueidade regularmente para prevenir acidentes que possam ser graves.

Importância do teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade em rede de gás é essencial para verificar se há vazamentos de gás nas tubulações, evitando explosões e outros danos. Ele deve ser feito regularmente e por uma empresa especializada para avaliar as condições das instalações de gás.

Após feita a inspeção, a empresa fornece a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, que constata o resultado do teste e registra no laudo as providências que devem ser tomadas. O laudo de estanqueidade é emitido pelo engenheiro responsável pelos testes e é uma exigência feita pelo Corpo de Bombeiros.

A manutenção da rede de gás precisa ser feita periodicamente para que não ocorra nenhum acidente que pode até ser fatal. Por isso, lembre-se sempre de que o teste de estanqueidade pode salvar vidas!

Como escolher uma empresa para a manutenção da rede de gás?

A segurança deve ser a prioridade em um condomínio e, para isso, é fundamental contar com uma empresa com experiência e que tenha profissionais capacitados e toda a instrumentação adequada para verificar e fazer a manutenção das instalações de gás.

A empresa precisa conhecer todas as normas técnicas vigentes, deve estar credenciada junto ao CREA e deve emitir os documentos certificando que a inspeção foi feita, informando quais são as condições do ambiente e também atestar a ausência de vazamento, garantindo, assim, a segurança das pessoas que circulam pelo ambiente.

Por isso, é fundamental que você procure informações a respeito da empresa que pretende contratar, verifique os projetos desenvolvidos por ela e pesquise as avaliações feitas por pessoas que contrataram esses serviços. Assim, é possível garantir um serviço com qualidade e segurança.

A Conexão é uma empresa especializada em rede de gás e atua há mais de 23 anos nesse mercado, oferecendo as melhores soluções, com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de alta tecnologia, atendendo todas às normas técnicas vigentes.

Visite o nosso site e entre em contato para conhecer mais sobre os nossos serviços!