[Por que fazer o teste de estanqueidade em tubulações de gás?]

O teste de estanqueidade é fundamental para a segurança das pessoas e dos ambientes, pois evita acidentes que podem ser fatais. Leia mais para entender!

O teste de estanqueidade é um procedimento que visa examinar as redes de gás e verificar se existem vazamentos nos dutos e tanques ou encontrar irregularidades, como válvulas soltas ou envelhecidas, validade dos flexíveis, entre outras.

 

Ele é fundamental para garantir a segurança das pessoas e dos ambientes, evitando acidentes que podem ser fatais. Além disso, o teste de estanqueidade é uma exigência legal feita pelo Corpo de Bombeiros para estabelecer o cumprimento das normas técnicas durante o teste, como a NBR 15.526, norma desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para estabelecer os requisitos para o projeto de execução das redes de gás.

 

A não realização do teste de estanqueidade evita uma série de problemas que podem ocorrer nas instalações da rede de gás, como:

 

  • Vazamentos indetectáveis;
     
  • Risco de incêndio;
     
  • Explosões;
     
  • Desperdício de gás.
     

Como é feito o teste de estanqueidade?
 

O teste de estanqueidade deve ser feito por profissionais qualificados e acompanhados de equipamentos que possibilitem a detecção de possíveis vazamentos e é realizado da seguinte forma:

 

  • A tubulação é dividida em segmentos para realizar o enchimento por pressurização de toda a área testada para verificar se há vazamento.
     
  • São verificadas as conexões, válvulas de abertura e fechamento, reguladores de pressão, medidores de pressão e a sinalização.
     
  • É necessário aguardar a acomodação do fluido de teste por cerca de 15 minutos para estabilizar a pressão do sistema.
     
  • Por último, é feita a análise para saber se a pressão se manteve constante ou se ocorreu alguma queda eventual em um intervalo de tempo.
     

Caso tenha havido alguma oscilação, o profissional deve localizar o vazamento e fazer o reparo imediatamente para evitar incêndios e explosões.

 

Finalizado o teste de estanqueidade, são gerados os laudos que atestam que a avaliação foi feita e informando as condições atuais das tubulações de gás.

 

Quando deve ser realizado o teste de estanqueidade?
 

A realização de verificação das redes de gás deve ser feita em períodos de 12 meses, no máximo, ou conforme a recomendação das autoridades competentes. Esse período pode variar para menos nos casos de possíveis vazamentos, fazendo-se necessária a inspeção imediata dos equipamentos e com o devido reparo.

 

O laudo é emitido somente quando a tubulação está em perfeitas condições e é assinado por um engenheiro responsável que confirma a ausência de vazamento na rede de gás, garantindo a segurança de todos.

 

É importante que a administração do condomínio inclua o teste de estanqueidade no seu calendário de manutenções para garantir que ele seja feito regularmente. Caso descumpra as exigências legais, o responsável estará sujeito a indenizações e multas pelos possíveis problemas e danos causados por falhas no funcionamento do sistema.

 

Conte com a Conexão para fazer o teste de estanqueidade no seu imóvel. Somos especialistas no assunto e estamos há mais de 20 anos no mercado, com profissionais treinados e capacitados visando o bem-estar e a segurança de todos.