[Quando o teste de estanqueidade deve ser feito?]

O teste de estanqueidade é imprescindível para garantir a segurança dos sistemas de tubulações que transportam líquidos e gases. Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o teste de estanqueidade!

O que é o teste de estanqueidade?

O teste de estanqueidade é um método utilizado para examinar todo o sistema de tubulações para garantir que não há nenhum vazamento no local e encontrar alguma irregularidade, como validade dos flexíveis, locais confinados ou válvulas soltas e envelhecidas.

É um procedimento onde o profissional responsável deverá atender às exigências da NBR 15.526, norma desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que estabelece os requisitos para o projeto de execução das redes de gás.

Quando o teste de estanqueidade deve ser feito?

A norma referente às redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais, determina que a realização de inspeção das tubulações de gás deve ser realizada em períodos de, no máximo, 12 meses ou conforme a definição da autoridade competente, podendo variar para menos em casos de possíveis vazamentos, onde a inspeção da rede de distribuição interna deve ser realizada imediatamente e com o devido reparo. 

Durante a inspeção, deve-se registrar os resultados e as tarefas a serem executadas para que seja mínima a possibilidade de ocorrência de falhas dos componentes do sistema.   

O teste de estanqueidade deve ser parte do calendário de manutenção de um imóvel e o responsável pela administração do condomínio deve garantir que ele seja feito periodicamente. Caso haja um descumprimento da legislação, o responsável pelo empreendimento estará responsável legalmente por quaisquer problemas e danos causados por alguma falha no funcionamento do sistema e, em casos de fiscalização, estará sujeito a multas e indenizações.

Como o teste de estanqueidade é feito?

O teste de estanqueidade, além de ser obrigatório, é essencial para evitar acidentes que podem ser fatais e também prejuízos materiais. Saber se as tubulações possuem algum vazamento é a melhor forma de prevenir, pois o vazamento de gás é silencioso e invisível e, quando se torna perceptível, pode ser tarde demais.

A sua realização deve ser feita por profissionais treinados e com equipamentos capazes de detectar qualquer tipo de vazamento, mesmo os mais pequenos. O processo é feito da seguinte forma:

É introduzido o ar comprimido via pressurização na tubulação que será testada;

  • Verifica-se as conexões;
  • Aguarda a acomodação do fluído de teste;
  • É feita a análise da pressão através de manômetros.

Se a pressão permanecer constante, significa que as condições da tubulação estão perfeitas. Caso haja alguma oscilação, é necessário localizar o vazamento e fazer o reparo imediatamente.

Logo após, é preciso gerar os laudos certificando de que a avaliação foi realizada e informando quais são as condições das tubulações. 

Agora que você já sabe a importância do teste de estanqueidade, entre nosso site e conheça nossas soluções. A Conexão é uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado e é especialista no assunto. Será um prazer atender você!