[Ensaio não destrutivo estanqueidade]

Ensaio não destrutivo estanqueidade avalia vazamentos

Análise é essencial para encontrar problemas em tubulações e conexões

 

Um ensaio não destrutivo estanqueidade é aquele que não realiza mudanças que possam ser prejudiciais às tubulações de gás. Nesse caso, ele aponta se há vazamentos sem que tubos ou conexões precisem ser retirados de seu local de origem.

O teste de estanqueidade tem por objetivo avaliar se não há nenhum vazamento em um fluido, apontando que ele está hermético ou estanque. Soldas, conexões, tubos e válvulas são equipamentos avaliados em um ensaio não destrutivo estanqueidade. Porém, a observação constante é essencial, pois ao menor sinal de cheiro é preciso contatar um profissional competente.

Em suma, alguns métodos podem ser utilizados em um ensaio não destrutivo estanqueidade, sendo eles: formação de bolhas com pressão positiva, formação de bolhas com pressão negativa e capilaridade.

Na primeira, um determinado produto pressurizado é colocado na tubulação. Após um tempo de espera, para acomodação do fluido, um líquido é acrescentado e observa-se se há vazamentos. Com isso, ainda, é possível que o ensaio não destrutivo estanqueidade seja realizado com um medidor para avaliar se a pressão foi retirada do local, que também é muito comum pelas empresas realizadoras de testes.

Na pressão negativa, coloca-se um composto dentro da tubulação e após 10 segundos é feita a inspeção e relatório sobre a formação de bolhas. Na última, um líquido de teste é acionado para o ensaio não destrutivo estanqueidade. Assim, observa-se se há vazamento do mesmo de forma a apontar visualmente o local exato da rachadura, furo ou problema de conexão.

Com o ensaio não destrutivo estanqueidade não há mudança nas propriedades do composto interno e nenhum dano é causado ao equipamento. Por isso, é a opção mais escolhida em prédios, residências ou indústrias. Além disso, é a maneira mais eficiente de assegurar que um local apresenta perfeitas condições de uso.

A ABNT NBR 15571 de 09/2013 é a legislação mais utilizada para basear um ensaio não destrutivo estanqueidade. Por isso, a atividade deve ser realizada por um profissional responsável que tenha conhecimento sobre a tarefa. Além disso, por se tratar de um líquido inflamável, é preciso aliar segurança na realização do mesmo. Quando o teste é feito de forma correta, ele pode ter duração de até um ano.