[Como é feito o teste de estanqueidade?]

O teste de estanqueidade é fundamental para a segurança dos ambientes. Nesse post apresentaremos como é realizado e qual a sua importância. Leia e confira!


O teste de estanqueidade é muito mais importante do que se imagina, uma vez que através dele é possível avaliar as condições da tubulação de gás do seu imóvel e evitar acidentes que podem ser fatais.


A instalação do sistema de gás de um condomínio ou de ambientes industriais e comerciais precisa ser realizado com cuidado, responsabilidade e competência, uma vez que coloca em risco a vida das pessoas.


Os profissionais responsáveis pela instalação devem atender a NBR 15.526, norma desenvolvida pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece requisitos mínimos para o projeto e execução das redes de gás.


Além disso, muitas cidades e a maioria dos estados também possui legislação a respeito desse assunto visando a segurança dos ocupantes desses espaços.


No entanto, após a instalação, quando ainda as tubulações estiverem expostas, devem ser realizados testes para garantir que o sistema esteja perfeitamente funcional e sem vazamentos.


Esse é o momento ideal para o teste de estanqueidade, que apresentaremos nesse post. Continue lendo e confira!


O que é teste de estanqueidade?

O teste de estanqueidade é um processo que tem por objetivo verificar vazamentos em tanques de armazenamento de combustíveis, como o gás, por exemplo.


Por se tratar de material inflamável os vazamentos de gás podem ocasionar explosões ou intoxicar pessoas e animais que entrarem em contato.


Infelizmente em muitos condomínios esses testes não são realizados, o que acaba ceifando vidas e causando grandes prejuízos patrimoniais.


Como é realizado esse teste?

O teste de estanqueidade é uma exigência legal que precisa ser realizado por profissionais competentes acompanhados por equipamentos que possibilitem a percepção de vazamentos.


O gás é um material combustível invisível e apesar de emitir um odor característico, vazamentos podem ocorrer em tubulações que estejam escondidas em paredes ou forros, não possibilitando a sua percepção pelo olfato.


Daí a necessidade de testes com equipamentos que garantam a qualidade das instalações e a não existência de vazamentos.


A realização do teste deve seguir os seguintes procedimentos:

  • introduzir o gás via pressurização na tubulação a ser testada, 
  • verificar as conexões,
  • aguardar a acomodação do fluido de teste,
  • analisar a pressão através de manômetros.

A pressão se mantendo constante indica que a tubulação está em perfeitas condições de uso, mas em casos de oscilações o vazamento deverá ser localizado através de equipamentos próprios para esse fim.


Os pequenos  vazamentos podem ser consertados com a aplicação de resinas, resolvendo o problema de forma imediata.


No entanto, caso o vazamento tenha maiores proporções, será necessária uma avaliação criteriosa, pois possivelmente cabos de cobre terão que ser substituídos.


Quando deve ser realizado o teste de estanqueidade?

Diferente do que muitos imaginam, a realização dos testes para verificação de vazamentos devem ser feitos periodicamente, portanto, precisa fazer parte do calendário de manutenção do seu imóvel.


A Norma NBR 15.358, voltada para instalações comerciais e industriais, determina que a inspeção periódica das tubulações de gás devam ser realizadas em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de possíveis riscos.


Deve-se também verificar a legislação local, onde o Corpo de Bombeiros define prazos para a realização dos testes.


No entanto, independente da legislação, é fundamental que os testes sejam realizados para que sejam evitados problemas que possam causar danos irreparáveis para as famílias e usuários dos ambientes onde existam redes de gás.


Agora que você já sabe como é feito o teste de estanqueidade, contate a Conexão, que está pronta para atender seu empreendimento e garantir a segurança dos seus bens!