[Vantagens da medição individualizada de gás]

A medição individualizada de gás ganha novos adeptos a cada dia que passa. Nesse post vamos apresentar as vantagens da sua implantação, leia e confira!

Os condomínios vêm adotando a medição individualizada de gás e com isso obtendo vantagens que antes passavam despercebidas.


Ainda hoje muitos edifícios adotam o sistema de rateio em algumas contas e o gás faz parte desse processo.


O cálculo adotado normalmente é realizado, tomando-se o valor total da conta e dividindo pelo número de unidades existentes no prédio.


No entanto, essa fórmula desagrada a muitos moradores, pois não considera uma série de fatores como:

  • a quantidade de moradores da unidade,
  • os moradores que saem cedo e só retornam a noite,
  • a falta de cuidado de alguns moradores com o consumo.

A medição individualizada é a mais justa, uma vez que cada unidade paga exatamente por aquilo que consumiu. 


Nesse post vamos apresentar as vantagens da medição individualizada de gás. Continue lendo e confira!


O gás nos condomínios

A legislação em alguns estados da federação proíbe o uso dos botijões de gás em condomínios, com a intenção de que acidentes sejam evitados.


Com isso, as centrais de gás precisam ser instaladas em muitos edifícios ou a instalação de gás canalizado diretamente da rua, onde o combustível é distribuído nas diversas unidades através de tubulação.


Para diminuir os custos de instalação, muitos empreendimentos optaram por não instalar a medição individualizada de gás, o que acabou gerando conflitos e discussões em função da forma de cobrança realizada pelo condomínio.


A opção de ratear o total do consumo pelo número de unidades existentes, apresenta grandes problemas, conforme apresentamos anteriormente.


A saída para resolver este impasse é a instalação de medidores individualizados, que apesar de exigirem um investimento para a sua implantação, acabam por resolver definitivamente esses dilemas.


As vantagens da medição individualizada de gás

Existem ainda outras vantagens com relação à medição individualizada de gás, como, por exemplo:


Justiça na cobrança da conta

Com a medição individualizada, cada unidade condominial paga exatamente aquilo que consumiu, o que é justo e estimula o consumo responsável.


Redução no consumo de gás

A partir da individualização, existe naturalmente uma diminuição no consumo, uma vez que os moradores se conscientizam sobre a utilização indevida do recurso, o que acaba diminuindo o valor geral da conta, trazendo benefícios para o condomínio e para os condôminos.


Retorno sobre o investimento

Com a individualização da conta de gás, o retorno sobre os valores investidos é rápido, uma vez que a redução de consumo ocorre quase que de imediato, refletindo diretamente nos custos domésticos de cada família.


Controle e detecção de vazamentos

Outro aspecto interessante está na maior atenção recebida a respeito da detecção de vazamentos, uma vez que estes refletem diretamente no bolso do consumidor. Com isso, diminuem-se os riscos de acidentes.


Como se observa, todos ganham com a implantação de sistemas individualizados de controle de gás.


Se o seu condomínio ainda tem dúvidas sobre como realizar este processo, procure uma empresa especializada para obter maiores esclarecimentos.


A Conexão é uma empresa que há mais de 20 anos oferece soluções nesse segmento e que pode apresentar a melhor opção para a medição individualizada de gás, atendendo as particularidades do seu condomínio. 


Acesse nosso site e conheça nossas soluções!