[Vantagens de utilizar métodos não destrutivos em obras]

São muitas as vantagens existentes na utilização de métodos não destrutivos em obras que exijam abertura de valas. Leia nosso post e conheça as principais delas!

Os métodos não destrutivos em obras (MND) são excelentes opções a serem utilizadas nas tarefas que exigem abertura de valas, substituindo-as por perfurações subterrâneas.


Em toda obra é necessário a passagem de tubos, dutos e cabos subterrâneos para atender as mais diversas necessidades de instalação e manutenção de redes, tais como:

  • gás,
  • água,
  • luz,
  • telefonia,
  • esgoto.

A MND chegou ao Brasil há mais de 20 anos, com a construção das estações do metrô, mas somente agora é que a sua utilização vem tomando impulso e sendo percebida como uma grande auxiliar nos serviços de aberturas subterrâneas.


A tecnologia tem propiciado novos equipamentos com maior potência e grande capacidade de cargas, que colaboram para esse tipo de tarefa, onde benefícios consideráveis são percebidos.


Nesse post vamos apresentar as principais vantagens de utilizar métodos não destrutivos em obras. Continue lendo e confira!


O que são métodos não destrutivos em obras?

Em muitas obras se percebe uma equipe de trabalhadores abrindo valas que cortam o terreno. Nesse caso, é preciso destruir o espaço para que a infraestrutura fique adequada para a passagem de dutos, tubos e cabos.


Com o avanço da tecnologia esse transtorno pode ser evitado, utilizando-se equipamentos que perfuram os locais sem danificar o ambiente.


A utilização de métodos não destrutivos em obras facilita toda a operação, além de apresentar grandes vantagens.


Quais são as vantagens de utilizar métodos não destrutivos em obras?

A utilização de métodos não destrutivos em obras, facilita toda a operação e traz benefícios, conforme veremos a seguir:


Não abertura de valos

A adoção dos métodos não destrutivos em obras elimina a necessidade de valos no terreno, onde uma pequena abertura no piso é suficiente para que o equipamento faça a perfuração subterrânea.


Redução do cronograma da obra

O cronograma da obra recebe uma significativa redução no tempo de serviços em função da rapidez e agilidade que os equipamentos possibilitam a perfuração do solo.


Não interfere no ambiente externo da obra

A abertura de valos que necessitam avançar sobre a via pública, acaba interrompendo e causando problemas de trânsito no local. Com a utilização do MND, isso não acontece.


Redução dos custos da obra

Com a diminuição da utilização de mão-de-obra para serviços de abertura de valos, ocorre uma redução significativa nos custos operacionais e de profissionais alocados a esse tipo de tarefa.


Redução nos danos ambientais

O meio ambiente também é preservado com a utilização dos métodos não destrutivos em obras, uma vez que a perfuração transpõe obstáculos naturais, causando o mínimo de interferência humana, tais como rios, lagos e morros.


O impacto ambiental à mata ciliar das margens dos rios é reduzida significativamente, assim como a influência nos lençóis freáticos e no fluxo da água.


Diminuição dos riscos de acidentes

A perfuração não causa impacto junto à população que vive nas proximidades da obra, diminuindo os riscos de acidentes tanto para os transeuntes como para os operários que atuam nas transposições das perfurações subterrâneas.


A utilização de MND é sem dúvida a melhor opção para a perfuração e instalação de dutos, cabos e tubos, onde todos os envolvidos acabam sendo beneficiados.


Caso você ainda tenha dúvidas a respeito do uso de métodos não destrutivos em obras, contate a Conexão, uma empresa especializada no assunto e que irá trazer as soluções sob medida para seus projetos.