[A importância do teste de estanqueidade em tubulações de gás]

O teste de estanqueidade em tubulações de gás pode salvar vidas e evitar prejuízos materiais. Nesse post vamos tratar desse assunto, leia e confira!

O teste de estanqueidade em tubulações de gás é, além de uma obrigação, um dever das pessoas que estão a frente de condomínios e edificações que utilizam esse tipo de sistema.

Muita gente pensa que os vazamentos só ocorrem quando se sente o cheiro do gás, casocontrário, tudo está normal e de acordo com o padrão.

Nem sempre isso é verdadeiro, uma vez que os tubos por onde o gás circula podem estar em locais de difícil acesso, onde os vazamentos e o cheiro não são perceptíveis.

Infelizmente muitas empresas não tomam o devido cuidado na hora das instalações e passam o encanamento por locais não recomendados.

Nesse post vamos apresentar a importância do teste de estanqueidade em tubulações de gás para evitar esses riscos. Continue lendo e confira!

O que é teste de estanqueidade em tubulações de gás?

Teste de estanqueidade é o método utilizado para verificar se existem vazamentos nos tanques e dutos que conduzem um produto.

Tubulações de gás são os sistemas instalados nos edifícios residenciais, comerciais e nas indústrias, que levam o produto de uma central para diversos locais através de tubos e canos.

Portanto, o teste de estanqueidade em tubulações de gás é aquele realizado para verificar se não existem vazamentos em algum ponto por onde o produto circula.

Esses vazamentos podem acontecer na central de gás, como também nas tubulações e conexões, colocando o ambiente em risco e podendo causar tragédias como a ocorrida em Osasco em um Shopping Center.

Teste de estanqueidade em tubulações de gás é uma exigência da lei 

O teste de estanqueidade em tubulações de gás é uma exigência do Corpo de Bombeiros de todos os estados e do Distrito Federal do Brasil.

Além disso, a NBR 15.358, elaborada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), apresenta o seguinte texto voltado aos  estabelecimentos comerciais e industriais:

”A inspeção periódica deve ser realizada em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e de uso de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.”.

Também existe uma norma para os ambientes residenciais, trata-se da NBR 15.526, que apresenta:

“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”.

Quem pode fazer o teste de estanqueidade em tubulações de gás?

Para a realização desses testes existem equipamentos e técnicas que garantem os resultados.

Além disso, é preciso gerar documentação apropriada (laudos) certificando que a avaliação foi realizada e qual a condição do ambiente.

Os testes precisam ser realizados considerando as seguintes exigências:

  • empresa credenciada junto ao CREA,
  • profissionais capacitados,
  • instrumentação adequada para os testes,
  • emissão de laudo de estanqueidade, assinado por engenheiro responsável.

O laudo de estanqueidade é um documento oficial assinado por um engenheiro responsável pelos testes que garante a ausência de vazamento e a segurança das pessoas que convivem no ambiente.

O vazamento de gás é um assunto sério e pode ser fatal. A mídia traz diversos casos onde intoxicações, explosões e incêndios causam prejuízos irreparáveis às famílias e usuários de determinados ambientes. 

Portanto, não abuse da sorte ou de avaliações realizadas sem os devidos cuidados e sem estar de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

Muito mais do que cumprir a legislação, os testes garantem a qualidade de vida e a segurança.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do teste de estanqueidade em tubulações de gás, procure a Conexão, uma empresa especializada no assunto e que presta serviços há mais de 20 anos no mercado.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!