[A importância da manutenção das redes de gás em condomínio]

A manutenção das redes de gás traz vantagens quando são realizadas com os moradores presentes em suas unidades e utilizando ininterruptamente o sistema do condomínio.


Nesse momento em que a pandemia do coronavírus criou a situação de quarentena, praticamente todas as famílias estão em casa, o que aumenta a utilização da rede.


Esse período é propício para a realização dos testes, uma vez que o sistema está sendo utilizado em níveis mais elevados do que o normal, o que possibilita a identificação de possíveis vazamentos, ainda que pequenos, por toda a estrutura predial.


A manutenção de gás é tão importante que é considerada pelos órgãos públicos como serviço essencial e continua sendo prestado mesmo em época de quarentena por conta do Coronavírus. 


Nesse post vamos apresentar as vantagens em realizar a manutenção das redes de gás nesse período. Continue lendo e confira!


A tubulação e sua utilização

Por mais que as instalações tenham sido bem realizadas, a tubulação da rede de gás se desgasta com o tempo, o que é natural, podendo apresentar pequenos vazamentos que se não verificados podem se transformar em sérios problemas.


A utilização em grande volume da rede de gás, tende a forçar todo o sistema, podendo ocasionar pequenas rupturas nos tubos e em especial nas emendas e conexões.


O alto consumo do gás, possibilita que o sistema seja colocado em seu maior grau de utilização, o que pode trazer consequências indesejáveis, caso não esteja em boas condições.


Para evitar isso é necessária uma avaliação em toda tubulação, bem como o teste de estanqueidade.


Benefícios com a manutenção das redes de gás

Dentre os benefícios existentes com a manutenção das redes de gás, destacam-se:


Diminuição dos custos para o condomínio e condôminos

Quanto mais cedo for localizado algum problema na rede de gás do condomínio, mais fácil será a sua manutenção, diminuindo as despesas com os consertos a serem realizados.


Muitas vezes, a falta de manutenção das redes de gás exigem obras que envolvem quebra de paredes, trocas de equipamentos caros e outras despesas não previstas no orçamento do condomínio.


Isso ocorre em função dos desgastes e degradação dos tubos, conexões e demais equipamentos que fazem parte da estrutura.


Melhora no desempenho do sistema

Outro ponto importante é a melhora no desempenho de todo o sistema, servindo aos moradores com qualidade e sem desperdício.


Redes com problemas tendem a consumir mais gás, o que acaba se refletindo na conta mensal do condomínio, além de diminuir a qualidade dos serviços prestados aos moradores.


Atendimento a legislação e as normas de segurança

A manutenção das redes de gás em condomínio atendem a legislação e as normas de segurança do ambiente.


Além de se enquadrar às normas do Corpo de Bombeiros, a manutenção é prevista na norma ABNT NBR 15.526.


O cumprimento da lei evita tragédias, preservando vidas e resguardando prejuízos materiais, além de atender às exigências das autoridades e da legislação pertinente.


Segurança para os moradores do condomínio

Dentre todos os benefícios citados, a segurança dos moradores é o principal deles. 


Infelizmente são muitos os casos envolvendo acidentes fatais em função da falta de manutenção das redes de gás.


A negligência em relação a um assunto tão sério tem ceifado vidas e causado grandes prejuízos ao patrimônio de muitas pessoas.


O papel do síndico nesse caso é essencial, podendo fazer toda a diferença na prevenção de acidentes. 


É importante ressaltar que diversas empresas do setor estão em recesso em função da pandemia do coronavírus. No entanto, a Conexão, uma das maiores e mais requisitadas especialistas da área, está a disposição para desenvolver os serviços de avaliação da central de gás dos condomínios.


Nossos técnicos estão instruídos para seguir todas as orientações de segurança e higiene, evitando a proliferação do Coronavírus.


Para isso, nosso time está utilizando máscaras, luvas, álcool gel e mantendo o distanciamento recomendado. 


Aproveite o momento oportuno para contratar os serviços de manutenção das redes de gás e fique tranquilo com relação à segurança e o conforto dos moradores do seu prédio.


Acesse o site e conheça nossas soluções.