[Chame a Conexão e garanta a segurança do seu condomínio]

A manutenção da rede de gás deve ser feita periodicamente para garantir a segurança do seu condomínio e de todos os moradores. Continue a leitura!

Você sabia que, por ser responsável pelas áreas comuns do prédio, o síndico pode ser alvo de ação judicial caso haja problemas causados por instalações mal feitas ou falta de manutenção adequada? A melhor maneira de garantir a segurança do seu condomínio é investir na manutenção periódica para checagem de todos os equipamentos, tubulações e conexões.

Cuidados imprescindíveis com a rede de gás do condomínio

A responsabilidade pelos gastos com a instalação e manutenção das tubulações de gás é de todos os condôminos, já que a rede de gás percorre todas as áreas comuns e a falta de manutenção pode colocar a todos em perigo.

Alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança do seu condomínio, como:

  •  Faça inspeções periódicas nas instalações de gás e, caso necessário, providencie reparos imediatos;
  • Observe se os ambientes onde estão instalados os equipamentos de gás têm ventilação suficiente;
  • Instalações elétricas devem ser protegidas caso estejam próximas das instalações de gás;
  • As válvulas dos equipamentos devem estar em locais de fácil acesso;
  • Deve ser emitido o laudo e recolhida a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

Uso seguro da rede de gás da sua residência

Além da atenção com a rede de gás do condomínio, é fundamental que você tenha alguns cuidados em sua residência para utilizar a rede de gás com segurança.

  • Procure saber onde ficam os registros que fecham o gás nos ambientes;
  • Saiba onde passam as tubulações de gás para que não aconteça de furá-la acidentalmente;
  • Não deixe os equipamentos perto de materiais inflamáveis;
  • Feche os registros caso for ficar fora de casa alguns dias;
  • Aquecedores a gás precisam ficar em áreas com ventilação adequada;
  • Se desconfiar de vazamento, não acenda a luz nem fósforos, abra as janelas e portas do local e chame ajuda profissional imediatamente.

Importância do teste de estanqueidade para a segurança do seu condomínio

O teste de estanqueidade tem como objetivo avaliar as condições das tubulações de gás, verificar se não há vazamento no local e, caso seja encontrada alguma irregularidade, promover o reparo para evitar acidentes, garantindo a segurança do seu condomínio.

Diversos problemas podem ocorrer caso não seja realizado o teste de estanqueidade, como vazamentos indetectáveis, desperdício de gás, risco de incêndio e explosões. A realização do teste de estanqueidade deve ser feita por profissionais qualificados e com equipamentos que são capazes de detectar até os micro vazamentos.

O teste de estanqueidade deve ser feito periodicamente, em um intervalo de, no máximo, um ano e pode variar para menos caso haja possível vazamento, onde, imediatamente, deverá ser feita a inspeção e o devido reparo.

O síndico deverá garantir que o teste seja feito periodicamente e estará sujeito a multas e indenizações caso haja descumprimento da legislação. Por isso, para garantir a segurança do seu condomínio e de todos os moradores, entre em contato com a Conexão!

Estamos há 23 anos no mercado oferecendo qualidade nos serviços e segurança para o seu condomínio. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços!