[Uso seguro do gás em residências: confira nossas dicas!]

O uso seguro do gás nas residências é fundamental para evitar acidentes e tragédias. Leia nosso post e conheça as principais dicas a respeito!

O conforto precisa estar aliado ao uso seguro do gás para proporcionar às famílias qualidade de vida.

O gás facilita a vida das pessoas que eram obrigadas, não faz muito tempo, a buscar na natureza materiais como madeira e carvão para preparar alimentos, aquecer a água e a temperatura ambiente.

As dificuldades eram grandes e os esforços para a preparação dos alimentos exigiam bastante tempo.

Com a chegada dos botijões de gás, tudo ficou mais simples, bastando apenas um comando no fogão para que o fogo esteja disponível e seja possível a realização de diversas atividades.

Nesse post apresentamos dicas importantes para o uso seguro do gás em sua residência. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!

O que é o gás?

Gás é um dos estados da matéria.

O gás de cozinha, como é conhecido o GLP (gás liquefeito de petróleo), possui uma queima limpa, com uma baixa emissão de poluentes.

É uma das frações mais leves do petróleo e uma das melhores opções para ser utilizado em residências para a preparação de alimentos e no aquecimento de água e ambientes.

O gás liquefeito é encontrado no seu formato gasoso quando na atmosfera, no entanto, para o envasamento de botijões, ele é mantido na forma líquida e sob pressão.

Outro tipo de gás, também utilizado em residências, é o natural, no entanto, ele está disponível normalmente em grandes cidades e é utilizado para alimentar prédios mais modernos.

O gás natural não utiliza botijões e é oferecido através de encanamentos, em um sistema parecido com o fornecimento de água.

Quais são os procedimentos para o uso seguro do gás?

Dentre os cuidados para o uso seguro do gás, destacamos algumas dicas que protegem o seu ambiente e evita acidentes, são elas:

O uso da mangueira nos botijões de gás

A mangueira que transporta o gás do botijão ao fogão não pode sofrer remendos ou possuir extensões. 

Precisa medir no máximo 80 centímetros, não deve ficar esticada e nem posicionada atrás do fogão, evitando o calor e danos no material, que podem causar vazamentos.

Equipamentos a gás

Os equipamentos e aparelhos a gás não podem ser instalados próximos a materiais inflamáveis, tais como:

  • cortinas,
  • armários e móveis de madeira,
  • panos de cozinha.

Esse procedimento evita que o calor ou faíscas produzidos pelo fogo possam causar incêndios e sérios prejuízos.

Local arejado para os botijões

Os botijões de gás não podem ficar guardados em locais fechados sem circulação de ar, portanto, para protegê-lo em ambientes externos, providencie um abrigo arejado, onde exista espaço para o botijão, registro e a mangueira e furação adequada para escape em caso de vazamento.

Cuidado com produtos inflamáveis

Dentre o uso seguro do gás, um dos cuidados que mais exigem atenção é a distância que esse produto, seja ele encanado ou através de botijões, deve ter de produtos inflamáveis passíveis de explosões, como:

  • alcool,
  • inseticidas,
  • removedores,
  • querosene,
  • alvejantes,
  • aerossóis.

Cuidado com aparelhos e botijões

Não permita que crianças tenham acesso e mexam nos aparelhos de gás (reguladores) ou nos botijões.

Se sua residência ficar fechada por alguns dias, é aconselhável que o registro de gás seja fechado e os aparelhos desligados.

Teste de vazamento e ajustes nos reguladores de pressão

Sempre que houver a troca dos botijões, faça testes para verificar se existe vazamento, ou seja, utilize sabão e verifique se o pino que é ligado na boca do botijão está instalado adequadamente. 

Nos casos de vazamento, bolhas são formadas, quando, então, o registro deverá ser retirado e reinstalado da forma correta.

Conte com produtos e profissionais qualificados

Para as instalações de gás, conte sempre com profissionais qualificados que conhecem os processos e garantem segurança a sua família.

Existem leis e normas técnicas desenvolvidas para que acidentes sejam evitados, portanto, é fundamental que em sua casa esses cuidados também sejam tomados. 

Agora que você já sabe como fazer uso seguro do gás, continue conosco e leia nosso post que apresenta o gás em condomínios: quais são as regras!