[Saiba quando é necessário o remanejamento do ponto de gás]

Você sabe quando é necessário fazer o remanejamento do ponto de gás em seu imóvel? Leia nosso post e saiba mais sobre esse assunto!

O remanejamento do ponto de gás é uma atividade que desagrada a qualquer um.

Afinal, ninguém gosta de obras dentro de casa, uma vez que a circulação de pessoas desconhecidas passa a acontecer, além do desconforto causado pelo barulho das atividades.

No entanto, em certas circunstâncias essa situação é necessária e precisa ser enfrentada.

Tanto a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – como o Corpo de Bombeiros apresentam exigências com relação ao assunto.

O objetivo é garantir a segurança dos moradores e evitar algum problema que possa causar danos materiais. 

Neste post apresentamos quando é necessário o remanejamento do ponto de gás. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Os cuidados com o ponto de gás

Os cuidados precisam considerar a entrada do ponto, bem como todos os locais onde o gás será utilizado.

É muito comum nas reformas de cozinhas o remanejamento do ponto de gás, pois, em muitos casos, os equipamentos também sofrerão alterações de lugar.

No entanto, ainda mais importante do que a alteração no layout do ambiente é a adequação às exigências legais, que tem por objetivo a segurança.

Alguns pontos precisam ser avaliados e atendidos, tais como:

  • tubulação adequada aos requisitos básicos das normas estabelecidas,
  • ambiente ventilado,
  • registro do ponto de gás precisa ser de fácil alcance,
  • registros não podem ficar atrás de fogões, fornos e armários,
  • para cada aparelho que utiliza o gás, é necessário um registro de segurança.

O remanejamento do ponto de gás também se faz necessário quando as instalações não atendem às leis vigentes.

Essa situação normalmente ocorre em função de construções antigas, que não foram adaptadas às necessidades atuais definidas pelas normas técnicas.

Problemas que podem ocorrer com instalações inadequadas do ponto de gás

A falta de cuidado com o remanejamento do ponto de gás pode ocasionar problemas sérios, envolvendo perdas materiais, ferimentos graves e, em casos extremos, a perda da vida.

Graves acidentes podem ser observados através da mídia em consequência da falta de cuidado e de instalações inadequadas dos pontos de gás.

Isso ocorre em função da não observância das medidas de segurança que precisam fazer parte do projeto.

Como atender às exigências legais no remanejamento do ponto de gás?

Para atender ao remanejamento do ponto de gás, é necessário que especialistas estejam envolvidos no processo.


Os cuidados no projeto e no desenvolvimento dos serviços envolvem uma análise completa do ambiente, com atenção especial para a infraestrutura, onde as normas de segurança são prioritárias.


Os serviços precisam ser realizados e monitorados por profissionais que conheçam a legislação, e os produtos utilizados devem atender às condições mínimas exigidas pelas normas técnicas.


O ideal é que os envolvidos no processo de remanejamento possuam experiência e prestem serviços onde a qualidade, rapidez e competência estejam presentes.


Caso você esteja buscando por uma solução para o remanejamento do ponto de gás do seu imóvel, conte com a Conexão, uma empresa especializada no assunto, com mais de 22 anos de experiência nesse segmento.