[Como funciona a inspeção de gás em condomínio?]

Você sabe como funciona a inspeção de gás em condomínio e por que ela deve ser realizada periodicamente no seu prédio? Descubra no nosso post.

A inspeção de gás em condomínio é dever de toda administração para garantir mais segurança ao imóvel e, principalmente, aos moradores.

Ela é a “consulta médica de rotina” que é realizada anualmente e serve para diagnosticar falhas e prevenir acidentes.

Sem contar que edifícios que investem na segurança dos seus moradores, independentemente da forma, são mais valorizados e reduzem os riscos dos processos judiciais. 

Neste post você vai saber como é feita e como funciona a inspeção de gás em edifícios. Confira.

A inspeção de gás em condomínio é obrigatória?

A inspeção de gás se tornou obrigatória quando o prédio está renovando o seu AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. 

Para proceder à renovação, o órgão pede um atestado comprovando que toda a instalação está cumprindo as diretrizes estabelecidas na norma ABNT NBR 15.526/2012, que passou por uma atualização em 2016.

Esse atestado só é válido com ART.

O que é ART?

A ART, Anotação de Responsabilidade Técnica, é um documento legal que serve para identificar o profissional técnico que fez a inspeção em determinado serviço ou obra. 

Para a renovação do AVCB, o Corpo de Bombeiros exige que a ART seja assinada por um engenheiro responsável, entendendo, dessa forma, que toda a instalação está cumprindo as normas estabelecidas. 

Em todo o processo, ele conta com outros profissionais técnicos para auxiliar. 

Saiba como funciona a inspeção de gás em condomínios

A inspeção de fato tem o papel de uma consulta acompanhada de exames detalhados para verificar a situação de toda a instalação do gás dentro e fora dos ambientes.

Saiba como a inspeção de gás em condomínios é feita.

Vistoria visual

O primeiro passo do profissional técnico que está visitando o local é o teste de vistoria visual, que pode ser acompanhada do síndico ou não. 

A segunda parte se constitui na avaliação da central de gás, na parte onde não tem gás encanado, onde ficam os botijões.

Durante procedimento é verificado se todo o local está identificado com as placas necessárias. 

Nesse local não é permitido a existência de ralos próximos aos botijões, e isso também é avaliado. 

Outro procedimento é analisar se a passagem do gás não está muito próxima de instalações elétricas que possam colocar em risco o edifício em caso de faíscas. 

Em uma visita de inspeção de gás em condomínios, quer seja residencial ou comercial, também são analisados os fogões das cozinhas, aquecedores e a canalização de cada apartamento, sendo o gás individualizado ou não. 

Tudo precisa estar em conformidade com as normas vigentes orientativas. 

Uso de equipamentos eletrônicos

A fase seguinte consiste no uso de equipamentos eletrônicos para diagnosticar com mais precisão se há vazamentos de gás.

Essa detecção é realizada em toda a tubulação, inclusive nas embutidas.

A partir dessa análise, o engenheiro responsável pelo serviço emite a ART.

É importante lembrar que a inspeção dará um diagnóstico sobre as condições das instalações do gás no edifício, mas não efetuará os reparos. 

O síndico será orientado para realizá-los com uma empresa especializada na área.

Para efetuar os reparos necessários identificados na inspeção de gás em condomínios, conte com a Conexão, empresa com mais de 20 de experiências, levando soluções inteligentes e segura em manutenções e instalações de gás.