[Como é feito o teste de estanqueidade em condomínios]

Muito mais do que cumprir a legislação, o teste de estanqueidade garante a qualidade de vida e a segurança dos moradores e visitantes. Leia mais!

Exigido pelo Corpo de Bombeiros, o teste de estanqueidade em condomínios tem por objetivo analisar se há vazamentos de gás nas tubulações e prevenir acidentes graves, já que o escape de gases em ambientes confinados pode ocasionar explosões e outros danos.

As pessoas que estão à frente de condomínios que usam o gás encanado devem entender que esse é um dever que precisa ser cumprido periodicamente. Lembrando que a ideia de verificar vazamentos somente quando há cheiro não é correto, uma vez que os locais podem ser de difícil acesso e o cheiro pode não ser perceptível.

O teste de estanqueidade feito de forma periódica mantém as tubulações e demais acessórios livres de obstruções e sinalizados e garante o bom funcionamento das válvulas que regulam a passagem do gás. Para realizá-lo é preciso seguir as NBR´s vigentes. No caso de suspeita de vazamento, deve ser feita imediatamente.

Teste de estanqueidade nos condomínios

Primeiramente, é essencial que o teste de estanqueidade seja realizado por uma empresa especializada, com profissionais capacitados e que tenha reputação reconhecida no mercado. São quatro as fases para a realização deste teste:

  • Enchimento por pressurização da tubulação que está sendo testada;
  • Verificação das conexões: conferência visual de todas as conexões da rede de distribuição de gás;
  • Análise da pressão das tubulações para verificar se foi constante ou se houve quedas no intervalo de teste, o que pode indicar um vazamento.

Quem pode fazer o teste de estanqueidade em tubulações de gás?

O teste de estanqueidade em tubulações de gás em condomínios exige equipamentos e técnicas para obter resultados satisfatórios. Além disso, é preciso gerar documentação apropriada (laudos) certificando que a avaliação foi realizada e qual a condição do ambiente. São exigidos que:

  • A empresa seja credenciada junto ao CREA;
  • Os profissionais estejam capacitados para esse tipo de trabalho;
  • A instrumentação seja adequada para os testes e aferida;
  • O laudo de estanqueidade seja emitido e assinado por engenheiro responsável.

O laudo de estanqueidade é um documento oficial, assinado por um engenheiro responsável pelos testes que garante a ausência de vazamento e a segurança das pessoas que convivem no ambiente.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do teste de estanqueidade em tubulações de gás, procure a Conexão, uma empresa especializada no assunto e que presta serviços há mais de 23 anos no mercado.