[Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros: o que é e qual sua importância?]

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros tem como objetivo atestar que o condomínio segue todas as medidas de segurança contra incêndio. Continue a leitura!

Mais conhecido pela sua sigla AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento oficial que atesta que o condomínio possui condições de segurança adequadas contra incêndios. Esse documento comprova que o local passou por vistorias e que está cumprindo todas as normas e legislações vigentes.

Caso o local não cumpra com todas as normas de segurança contra incêndio, o laudo do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros não é emitido e é marcada uma nova vistoria para que o condomínio faça todas as adequações devidas.

Qual a importância do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?

Um dos maiores objetivos do AVCB é garantir a proteção do local em casos de incêndios, já que, para conseguir o laudo, são necessárias vistorias periódicas para atestar que todos os equipamentos estão em dia com as regulamentações.

Além de proteger as pessoas e o local, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros também pode garantir o reembolso por parte da seguradora por eventual incêndio caso o condomínio seja segurado.

Se não fosse obrigatória a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, provavelmente muitos condomínios se esqueceriam de manter os equipamentos em condições de uso, o que poderia causar uma grande tragédia em casos de incêndios. Então, com a obrigatoriedade, os condomínios estão sempre monitorando e fazendo as manutenções dos equipamentos para que, em um eventual incêndio, eles funcionem.

Como obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?

Para a obtenção do laudo, é fundamental que o condomínio tenha um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, elaborado por um profissional habilitado, e aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Um dos documentos necessários para a emissão do laudo é a chamada Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das instalações de gás.

A Anotação de Responsabilidade Técnica é um documento indispensável para comprovar a responsabilidade técnica de obras, estabelecimentos e serviços que envolvam diferentes profissionais em tubulações de gás. Ela garante que o procedimento está sendo realizado por profissionais devidamente habilitados e em conformidade com as normas, comprovando que as tubulações não possuem nenhum vazamento e funcionam corretamente.

Para que o condomínio tenha a aprovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, alguns dos equipamentos que precisam estar em perfeito funcionamento são:

  • Extintor;
  • Gás;
  • Luzes de emergência;
  • Sinalização de saídas de emergência.

A ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros pode gerar advertência e multa para o condomínio e até interdição do prédio e responsabilização civil e criminal do síndico caso haja algum sinistro, como um incêndio.

Por isso, mantenha sempre a documentação e os equipamentos do seu condomínio em dia, conforme exigido pelos órgãos competentes, para garantir a segurança de todos.

Conte com a Conexão para manter a segurança das instalações de gás do seu condomínio. Estamos há mais de 23 anos no mercado e contamos com profissionais treinados e capacitados para garantir o bem-estar e segurança de todos. Fale conosco!