[Conversão de gás: saiba a importância deste procedimento]

Cada vez mais vemos imóveis que utilizam o gás encanado e, por isso, é necessária a conversão de gás para utilizar os equipamentos. Leia mais para entender!

De um modo geral, os fogões são fabricados para que utilizem o gás de botijão – GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O que acontece, muitas vezes, é a pessoa ir morar em uma casa, prédio ou condomínio que já tem a instalação do gás encanado, geralmente o gás natural (GN), e, por isso, é necessário fazer a conversão.

A conversão de gás acontece também de forma contrária, ou seja, a mudança de gás encanado para o convencional, já que, com a tecnologia tão avançada, é possível encontrar fogões nas duas modalidades.

Seja qual for o caso, é de extrema importância que a conversão de gás seja realizada por profissionais capacitados que vão executar o trabalho com segurança e com garantia, trazendo tranquilidade à família e aos outros moradores.

Fatores que levam à conversão de gás

Um dos motivos em que é necessária a conversão de gás é quando o eletrodoméstico adquirido vem de fábrica para uso com gás de botijão e a residência tem o gás encanado. Ou também quando o eletrodoméstico vem pronto para o uso com gás natural e a pessoa precisa usar o convencional, de botijão.

Embora o gás de botijão seja o mais usual, é grande a tendência de as novas construções, sejam residências, prédios ou condomínios, utilizarem o gás natural. Isso tem crescido devido às vantagens que este gás oferece em relação ao GLP. O gás GLP é mais pesado e tem menos estabilidade nas chamas, já o gás natural é mais prático e seguro, oferece uma chama mais estável e mais forte devido à pressão.

Falando em pressão, ela também influencia na decisão pela conversão, já que cada tipo de gás possui uma pressão diferente. A adaptação é necessária para que o eletrodoméstico não tenha seu funcionamento comprometido, diminuindo seu rendimento, podendo até trazer riscos aos usuários.

Como é feita a conversão de gás?

É bom saber que a conversão não é a mesma coisa que instalação. Ela precede a instalação, ou seja, para quem deseja fazer a conversão de gás, ela deverá ser feita primeiro e depois o eletrodoméstico pode ser instalado. De toda forma, ambos os procedimentos precisam ser executados por empresas e profissionais capacitados e jamais por conta própria.

Para a conversão de gás será necessário um kit de peças adequadas ao modelo do fogão ou do eletrodoméstico que vai ser convertido. Há uma diferença no tipo de vazão de cada gás e, de modo geral, são trocados itens como a ponta de conexão e os registros, além da regulagem da entrada de ar.

Está precisando fazer a conversão de gás? Conte com o profissionalismo da Conexão e tenha um serviço de conversão de forma correta e segura. Não faça a alteração por conta própria, pois trata-se de um procedimento extremamente arriscado, podendo provocar vazamentos ou até mesmo explosões, colocando em risco a vida das pessoas e a estrutura física do imóvel.

Entre em contato conosco para conhecer mais o nosso serviço de conversão de gás e fazer o seu orçamento!