[Como planejar uma instalação de gás com segurança?]

A segurança deve ser prioridade durante uma instalação de gás. Por isso, confira algumas dicas para não correr nenhum risco durante o procedimento!

Por seu custo-benefício e praticidade, o gás encanado, cada vez mais, ganha popularidade nas casas, apartamentos e condomínios. Nas construções novas, principalmente prédios e condomínios, já é bem comum vermos o gás encanado fazendo parte dos projetos, já prevendo tubulações para seu transporte, seja de forma individual ou coletiva.

Ter o gás encanado é uma grande vantagem, já que é uma fonte de energia mais sustentável e econômica, podendo ser usado não só nos fogões, mas também em aquecedores e chuveiros, além de que o usuário não vai deparar com aquele incômodo e aquela surpresa desagradável de o gás acabar inesperadamente, já que seu fornecimento é contínuo.

Com tantas vantagens, muitas pessoas começaram a fazer mudanças para o gás encanado, contudo ele é um produto que exige atenção e cuidados especiais na hora de ser instalado, pois pode provocar asfixia, intoxicação e tem o risco de explosão, por ser altamente inflamável. Se você está planejando fazer uma instalação de gás em sua residência, confira as dicas para que ela seja feita com toda a segurança necessária.

Conte com ajuda profissional

Essa é a dica mais importante. Esse é um tipo de serviço que não pode, em nenhuma hipótese, ser executado por amadores e curiosos aventureiros. A instalação de gás, para ter a máxima segurança, precisa ser feita com uma empresa de boa reputação no mercado, que conta com profissionais especializados e treinados e que dispõe de equipamentos e acessórios de qualidade que vão garantir um serviço de qualidade.

Planeje a instalação

Segurança requer planejamento, por isso, antes de iniciar a instalação, já tenha em mente em quais locais deseja que chegue o gás, quantos pontos, que tipo de cano será usado, onde os canos deverão passar e se ficarão expostos ou enterrados. Um projeto bem elaborado prevê as dimensões corretas dos tubos e conexões e deve seguir as normas técnicas exigidas para este tipo de serviço.

Prepare-se para a instalação

Sabendo que a empresa vai fazer a instalação de gás em sua residência ou empresa, já antecipe alguns procedimentos que podem trazer maior segurança às pessoas. Desligar chaves elétricas, como a do chuveiro, por exemplo, caso decida por um a gás; deixe o local livre de obstáculos para a movimentação dos técnicos; prepare coisas que usam o fogão com antecedência para não precisar usá-lo durante a instalação de gás.

Ventilação do local

Ambientes onde têm aparelhos a gás devem ser muito bem ventilados. Isso é uma norma técnica importante a ser seguida, já que o oxigênio é consumido na queima do gás. Esses ambientes devem ficar livres de obstáculos para a circulação e renovação do ar, com janelas sempre abertas ou portas com corte na parte inferior.

Além dos cuidados no momento da instalação, é preciso se atentar ao fato de que instalações de gás devem passar por contínuas manutenções, seja para prevenção e detecção de vazamentos ou para evitar ferrugens e comprometimento das tubulações e dos acessórios.

Alguns cuidados essenciais para a utilização do gás são:

  • Evite contato das tubulações com cabos elétricos, interruptores ou materiais inflamáveis;
  • Em caso de ausências prolongadas ou desconfiança de vazamento, feche a válvula do medidor;
  • Tubulações de gás não são suportes para objetos;
  • Chama amarelada ou oscilante requer reparos.

Entre em contato conosco para garantir uma instalação de gás segura na sua empresa ou condomínio!