[Por que fazer o teste de estanqueidade em redes de gás?]

Muitos acidentes relacionados à rede de gás são causados pela falta de manutenção dos equipamentos. Saiba a importância do teste de estanqueidade!

O gás encanado em prédios e condomínios tornou-se bastante comum e cada vez mais ganha espaço entre as pessoas que utilizam esse item também em suas casas. O maior motivo para esse crescimento e essa boa aceitação vem do fato de o gás encanado ser prático e ter um bom custo-benefício. Em projetos novos, já é usual pensar nesse tipo de instalação.

Uma das preocupações dos usuários de gás encanado é a segurança de seu uso. No entanto, as instalações são muito seguras quando feitas por empresas especializadas e profissionais habilitados no assunto e que seguem as normas técnicas e leis vigentes, inclusive cuidando de sua manutenção periódica.

Como fazer a manutenção e ter mais segurança?

A manutenção da rede de distribuição de gás é obrigatória para renovar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), porém é muito importante que a administração de prédios e condomínios e proprietários de casas que utilizem esse serviço fiquem sempre atentos e façam as vistorias de forma periódica, seguindo procedimentos como:

  • Verificar as condições físicas das instalações: se apresenta riscos por estar perto de fios elétricos ou cilindros de oxigênio;
  • Checar a central de distribuição, os equipamentos, contenções e válvulas;
  • Fazer o teste de estanqueidade para identificar vazamentos.

Mas o que é o teste de estanqueidade?

Testar a estanqueidade das tubulações de gás é verificar se há imperfeições nos dutos que possam permitir vazamentos e perda da pressão interna.

O método consiste em utilizar ar comprimido dentro das tubulações e avaliar, através do manômetro, o nível de pressão. Em casos em que a pressão esteja diminuindo, mesmo com o sistema de distribuição todo fechado, é o caso de repetir o teste em toda a tubulação para detectar onde está o vazamento.

É preciso ficar atento às normas técnicas que prevêem inspeção periódica tanto para as redes comerciais e industriais como para as residenciais.

Qual a importância de se fazer o teste de estanqueidade?

Os acidentes com gás são, geralmente, bem agressivos, podendo levar pessoas à morte. Instalações inadequadas ou defeitos nas tubulações e nos equipamentos que levam o gás até as residências podem gerar graves acidentes como incêndios, explosões e intoxicações. Nesse sentido, a manutenção periódica pode salvar vidas.

Fazer o teste de estanqueidade é descobrir se as tubulações estão em perfeito funcionamento ou se há problemas de vazamentos de gás. O vazamento, geralmente, é invisível e silencioso, sendo que quando alguém chega a percebê-lo pode já indicar um risco maior.

Vazamentos pequenos podem ser resolvidos com uma resina própria, porém, nos casos mais graves, a correção pode exigir a troca de equipamentos e tubulações ou até modificações no projeto, por exemplo.

O teste de estanqueidade é um procedimento chave para a segurança dos locais que usam o gás encanado, sendo bastante útil para evitar graves acidentes, porém nunca deve ser feito por pessoas sem conhecimento técnico especializado.

Entre em contato conosco e mantenha a segurança do seu lar ou da sua empresa. Acesse o nosso site e conheça nossos serviços!