[Teste de estanqueidade: o que é e qual a sua importância?]

A melhor maneira de evitar vazamentos e acidentes em sua rede de gás é realizando o teste de estanqueidade. Conheça todos os detalhes desse serviço!

É cada vez mais comum a instalação de gás encanado nas residências, já que ele traz inúmeras vantagens sobre o botijão convencional, tornando a vida mais prática e cômoda. Ele chega até às residências através de rede subterrânea e tem uma pressão que deixa a chama mais estável, provocando um cozimento mais rápido dos alimentos.

Claro que, ao lidar com produto inflamável, medidas de segurança se fazem necessárias e a manutenção é muito importante e deve ser feita sempre por profissionais capacitados, pois dessa forma você irá garantir a segurança da sua família. Uma dessas medidas é o teste de estanqueidade.

O que é o teste de estanqueidade?

Um dos riscos à segurança é o vazamento do gás, que, algumas vezes, é imperceptível, não provocando cheiros e podendo levar a explosões. Para detectar vazamentos é feito o teste de estanqueidade, que é um método de checar se o gás que passa dentro das tubulações está estanque ou se está escapando.

Com o tempo, as tubulações podem sofrer desgastes e, por isso, realizar o teste de estanqueidade regularmente, além de ser uma exigência do Corpo de Bombeiros, garante a segurança do local e das pessoas. O laudo de estanqueidade deve ser emitido por um responsável técnico, normalmente por um engenheiro.

Como é feito o teste de estanqueidade?

Esse tipo de teste utiliza ar comprimido para ser realizado. É adicionada pressão dentro da tubulação de gás e através de um aparelho específico – o manômetro – é constatado se houve alterações da pressão interna.

Em caso de vazamento, este é localizado através de outros equipamentos e utilizado métodos de correção: resina em caso de pequenos vazamentos ou substituição das tubulações em caso de vazamentos maiores.

Como o gás encanado traz muitas vantagens, é muito comum que, nos empreendimentos novos, ele seja oferecido desde a planta. Nesses casos, o teste de estanqueidade nas tubulações pode ser realizado, de forma preventiva, para comprovar que não há vazamentos e trazer mais segurança a investidores e clientes.

Com qual frequência deve ser realizado o teste de estanqueidade?

O teste de estanqueidade nas tubulações de gás encanado deve ser realizado periodicamente, não devendo passar de um ano em áreas comerciais e industriais. Em caso de a tubulação já ter passado por manutenção, o prazo deve diminuir para seis meses.

A inspeção periódica é um procedimento obrigatório que garante um ambiente saudável para casas e condomínios e uma melhor produtividade nos segmentos empresariais. É bom lembrar que vazamentos de gás podem trazer graves consequências para estruturas físicas e pessoas, sejam através do risco de explosões, sejam pelo perigo de ocorrências de mortes por asfixia.

Nunca faça o teste de estanqueidade com pessoas ou empresas sem qualificação profissional para realizar tal serviço. Procure por uma empresa especializada e que tenha profissionais qualificados para garantir a segurança das pessoas e proteger o seu patrimônio. Além disso, exija os documentos que comprovem que a tubulação não tem vazamento, como o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o laudo técnico.

Entre em contato conosco e agende o teste de estanqueidade do seu condomínio ou empresa!