[Qual a finalidade do furo direcional e como é realizado?]

O furo direcional é utilizado para a instalação de dutos subterrâneos e proporciona obras mais seguras, rápidas e limpas. Conheça mais sobre essa técnica!

Se você precisa realizar obras de instalação ou manutenção de dutos subterrâneos, a melhor forma é por meio do furo direcional. Também conhecido por perfuração direcional, esse método proporciona inúmeras vantagens, dentre elas agilidade, segurança e redução dos impactos ambientais.

O furo direcional é uma técnica que vem revolucionando o mercado e ganhando cada vez mais adeptos. Confira todos os detalhes sobre o furo direcional e como ele é realizado.

Qual a finalidade do furo direcional?

O furo direcional é um Método Não Destrutivo – MND utilizado para facilitar e agilizar a instalação de tubulações subterrâneas e que pode ser aproveitado por diversas áreas, como serviços privados e públicos que são dos segmentos de saneamento básico, gás, energia elétrica, telefonia e fibra óptica.

Diferente do método tradicional que, além de necessitar da abertura de grandes valas e escavações, prejudica o ambiente externo e a vida da comunidade ao redor da obra, o furo direcional reduz a necessidade de valas contínuas e proporciona diversos benefícios. Os principais são:

  • Diminuição do cronograma de obras por utilizar equipamentos de alta tecnologia;
  • Redução dos custos sociais, com menor interferência no ambiente externo;
  • É uma técnica mais limpa, proporcionando redução dos impactos ambientais;
  • Agilidade e eficiência na instalação e manutenção de dutos subterrâneos;
  • Diminuição dos transtornos e dos riscos de acidentes tanto para as pessoas que passam ao redor da obra quanto para os trabalhadores;
  • Redução de custos.

O furo direcional é, com toda certeza, a melhor alternativa para realizar travessias abaixo de rodovias e centros urbanos, além de ter um excelente custo-benefício.

Como é realizado o furo direcional?

Para a realização do furo direcional, é utilizado um equipamento de alta tecnologia que, com um sensor na broca de perfuração, faz uma varredura eletromagnética para definir o trajeto da perfuração na superfície do terreno.

Logo após, a broca e o sensor são retirados e são substituídos por um alargador para realizar o aumento do furo, obedecendo o diâmetro projetado. Por fim, com a velocidade controlada, o equipamento leva a tubulação até que os dutos, cabos ou canos sejam instalados.

Qual a importância de contar com uma empresa especializada em furo direcional?

Por mais que pareçam simples as etapas do furo direcional, é imprescindível contar com profissionais que tenham conhecimento técnico e são capacitados para a realização desse serviço, pois, caso contrário, você poderá colocar em risco a vida das pessoas, além de não ter a garantia que o serviço foi prestado com excelência.

Portanto, para garantir qualidade e segurança na sua obra, procure por empresas especializadas e verifique se ela possui todos os equipamentos necessários e se os profissionais são qualificados e treinados para o serviço.

A Conexão possui mais de 20 anos de atuação no mercado e é especialista em furo direcional. Contamos com todo o maquinário necessário para a realização do furo direcional e uma equipe extremamente capacitada e preparada para garantir o sucesso da sua obra. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços!