[Saiba por que usar o furo direcional em obras]

O furo direcional em obras proporciona mais agilidade no processo e redução dos custos sociais. Quer entender mais sobre essa técnica? Continue a leitura!

O furo direcional é um tipo de serviço prestado por empresas do segmento da construção civil que tem por objetivo executar túneis na horizontal para instalação de dutos, de forma não destrutiva e sem prejudicar o trânsito de cargas e pessoas e sem interferência no meio ambiente.

 

Também conhecido como perfuração horizontal, o furo direcional não provoca danos às tubulações e evitam os transtornos do trânsito que ocorrem nas perfurações comuns, como as valetas e as danificações nos pavimentos, ocasionando prejuízos a pedestres e veículos.

 

O furo direcional em obras usa tecnologia e instrumentos eletrônicos de ponta para fazer uma varredura eletromagnética, monitorando a trajetória da perfuração no terreno e executando a instalação de forma subterrânea sem problemas. Para realizá-lo são utilizados serviços especializados como a sondagem-mapeamento do solo, inspeção predial e gerenciamento-fiscalização da obra.

 

Etapas do furo direcional 

O processo de MND (Método não destrutivo) que é utilizado no furo direcional pode ser dividido em etapas que veremos a seguir: 

Furo piloto 

Um sensor é colocado para fazer uma navegação perfeita, utilizando a gravidade e o campo magnético do solo e traçar as coordenadas que são enviadas para um programa eletrônico que interpreta os dados enviados. Dessa forma é possível fazer um furo com precisão;

 

Limpeza e alargamento do furo 

Nesta etapa é colocado um alargador que aumentará o furo até o diâmetro desejado. É preciso um estudo do solo e, às vezes, a utilização de alargadores de vários diâmetros para não impactar demais o solo. Junto com o alargamento, é injetado uma espécie de fluído de perfuração que limpa o furo e diminui o atrito;

 

Colocação do duto 

Essa é a etapa final da perfuração. Atingindo o diâmetro desejado, os dutos são colocados com auxílio de roletes para não serem danificados e provocarem o menor atrito possível.

 

Seguindo as etapas acima, o furo direcional em obras é uma escolha consciente e eficaz para aqueles que buscam maior precisão em suas obras de infraestrutura, com o mínimo ou nenhum transtorno.

 

Importância do furo direcional em obras 

Atendendo construtoras, empresas, condomínios ou shoppings, esse tipo de serviço que não necessita de escavações, é indicado para os mais variados tipos de instalações, sejam de serviços públicos ou privados como de água e esgoto, de energia elétrica, telefonia e gás.
 

É fácil perceber que o furo direcional em obras agrega muitos benefícios, como: 

- Precisão;
- Segurança;
- Redução de espaço e dos impactos;
- Serviço mais limpo;
- Total respeito ao meio ambiente.
 

Para execução de serviços com profissionalismo, equipe altamente qualificada e garantia de um serviço de qualidade, procure sempre empresas sérias e comprometidas com o resultado e que respeitem a sua obra e o seu bolso.

 

A Conexão está há mais de 20 anos no mercado prestando serviços, inclusive de furo direcional em obras com rapidez, qualidade e eficiência, facilitando e agilizando os processos e diminuindo os custos operacionais.

 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso serviço de furo direcional.