[Furo Direcional: conheça todos os detalhes deste serviço]

O furo direcional é utilizado para a construção de tubulações subterrâneas para distribuição de gás, saneamento, energia elétrica e outros. Saiba mais!

Desenvolvida nas décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos, a HDD (Horizontal Directional Drilling – em português: Perfuração Horizontal Direcional) ou, simplesmente, furo direcional, é uma técnica que revolucionou o mercado de instalações de dutos. A primeira obra com esse método se deu em 1972.

Em 1979, essa nova tecnologia se espalhou para quase todo o mundo e está em constante evolução. No Brasil, ela começou a ser usada na década de 90 nas instalações de gás de São Paulo e tem crescido na preferência quando o assunto são redes subterrâneas, sejam de gás, luz, água, telefonia, etc.

O que é o furo direcional?

O furo direcional é um método para instalação de tubos que não utiliza a abertura de valas e é ideal para serviços em locais de muita movimentação ou que seja difícil de isolar, como as grandes avenidas, por exemplo. Conhecido como furo rígido ou HDD, ele é realizado de forma subterrânea através do Método Não Destrutivo (MND).

O Método Não Destrutivo consiste em um processo para novas instalações, reparos e reformas em dutos e cabos subterrâneos que não necessitam de escavações. Com uma pequena abertura no piso, é possível resolver problemas em redes de água, gás, energia elétrica, telefonia e esgoto, sem interrupções de trânsito e com mínimo impacto ambiental.

As etapas do Furo Direcional

A técnica do furo direcional consiste, basicamente, em três etapas: perfuração, alargamento e instalação. Entenda cada uma delas:

Perfuração

Nesta primeira parte do serviço é instalado um sensor na broca de perfuração para assegurar a navegação correta, ou o direcionamento, fazendo uma varredura. É a abertura simples do caminho.

Alargamento

Nesta etapa a broca e o sensor são retirados e substituídos por um alargador que vai aumentar o furo obedecendo o diâmetro projetado.

Instalação

Fase final do serviço com a instalação dos dutos, cabos ou canos.

É importante entender que essas etapas, embora pareçam sem complexidade, exigem precisão e conhecimento técnico por parte da empresa responsável pelo serviço de perfuração.

Por que utilizar o furo direcional em sua obra?

As inovações tecnológicas chegam para facilitar a vida dos seres humanos, das cidades e das empresas e é por isso que o furo direcional tem sido cada vez mais usado em nosso país, um método não destrutivo capaz de atender as mais diversas necessidades da sociedade. Conheça os motivos de utilizar o furo direcional:

  • Não tem necessidade de abrir grandes valas;
  • Menor interferência na vida e no cotidiano das pessoas e das cidades;
  • Redução dos impactos ambientais;
  • Celeridade nos serviços de instalação e manutenção;
  • Redução dos custos. 

Com todas essas vantagens, a escolha do furo direcional é a melhor opção, no entanto, lembre-se de que é um tipo de serviço que exige conhecimentos técnicos e experiência, por isso, escolha sempre empresas com know-how e credibilidade no mercado.

A Conexão atua com excelência há mais de 20 anos com furo direcional, possui equipamentos de ponta e segue todas as normas de segurança nacionais e internacionais. Entre em contato conosco!