[Quais segmentos são atendidos pelo furo direcional?]

O furo direcional permite instalações de dutos para empresas de gás, telefonia, energia e saneamento entre outras sem necessidade de aberturas de valas contínuas. Leia mais!

O furo direcional, também conhecido por perfuração direcional, é uma técnica não destrutiva de perfuração subterrânea utilizada para assentamento de dutos sem a necessidade de escavações. É uma forma tecnológica que visa diminuir o impacto ao meio ambiente e às pessoas, pois os equipamentos perfuram a terra somente nos espaços necessários para a passagem dos dutos.

 

Aplicações do furo direcional

Alguns dos segmentos que podem se beneficiar do furo direcional são os serviços públicos e privados nos segmentos de:

 

  • Gás;
     
  • Saneamento;
     
  • Telecomunicações;
     
  • Elétrica.
     

Ele é utilizado para passagem de dutos para diversos segmentos, sempre na intenção de otimização de custos e menos transtornos ao local de obra  .

 

O furo direcional pode ser utilizado para a construção e expansão de novas redes e para a manutenção ou substituição de redes existentes devido a desgastes ou vazamentos.

 

 
Etapas do furo direcional

Para realizar esse tipo de furo, deve ser cumprida uma trajetória específica, realizando sondagens. Sendo assim, é preciso conhecer o solo para dimensionamento adequado de equipamento e realização de um trabalho de qualidade.

 

A perfuração direcional pode ser feita em três etapas:

 

  • Perfuração: um porta sonda com um sensor realizando direcionamento da perfuração piloto;
     
  • Alargamento: definida a direção, o alargador aumenta o diâmetro de acordo com o projeto;
     
  • Instalação do produto: esta é a etapa final, onde os dutos são instalados.
     

O furo direcional deve ser realizado por empresas competentes e profissionais habilitados.

 

Vantagens da utilização do furo direcional

O furo direcional não utiliza os procedimentos tradicionais para abertura de valas nas instalações de dutos, pois o processo é realizado por meio de equipamentos que perfuram o solo e abrem somente os espaços necessários para as passagens dos dutos.

 

Com a utilização do furo direcional, os locais não sofrem grandes alterações para a instalação dos serviços que precisam ser implantados e, assim, facilita o cotidiano das pessoas e não traz grandes prejuízos para a região, garantindo excelentes resultados.

 

Além disso, não são necessárias paralisações do trânsito, interdição de espaços e desocupações de imóveis, ao contrário do método tradicional, que causa grandes problemas para a circulação de veículos e de pessoas, interfere na vida de toda a comunidade e gera uma grande quantidade de sujeira.

 

Essa técnica ainda favorece o meio ambiente, já que a transposição de ruas, avenidas, morros, lagos e rios são realizadas sem prejuízos para os cursos de água, lençóis freáticos e matas.

 

Os serviços são realizados com muito mais agilidade, sem acúmulo de resíduos e com a garantia de qualidade nas obras realizadas.

 

A Conexão é uma empresa especializada na execução de furo direcional e pode auxiliar em todo o processo, facilitando e agilizando os serviços, diminuindo os custos operacionais e garantindo a qualidade naquilo que realiza.

 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso serviço de furo direcional.