[Conheça as etapas do furo direcional]

O furo direcional é uma perfuração subterrânea, não destrutiva, utilizada para a instalação de dutos para os mais diversos fins. Continue a leitura!

O furo direcional consiste em um método não destrutivo que permite a instalação de dutos sem a necessidade de abertura de grandes valas, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente e à vida das pessoas.

 

Essa técnica é ideal para assentamento de tubulações, travessias de poços, rodovias, construções, ferrovias e avenidas e diversas áreas podem tirar proveito do furo direcional, como serviços públicos e privados nos segmentos de gás, saneamento, telecomunicações e elétrica, além de empresas que precisam realizar obras nos esgotos com maior eficiência e agilidade.

 

O furo direcional pode ser utilizado para a construção ou expansão de novas redes e também para a manutenção ou substituição de redes existentes devido a vazamentos ou desgastes. Conheça agora as etapas do furo direcional e quais as vantagens da utilização desse método na sua obra.

 

Etapas do furo direcional
 

O primeiro passo do furo direcional é conhecer o solo para adequar os equipamentos para que seja cumprida uma trajetória específica, direcionando o equipamento em um túnel horizontal de onde surgem dutos subterrâneos.

 

São três as etapas do furo direcional

 

1- Perfuração
 

É feita uma varredura para definir o direcionamento da perfuração por meio de um porta sonda com um sensor;

 

2- Alargamento
 

Com o direcionamento da perfuração definido, o alargador aumenta o diâmetro de acordo com o projeto;

 

3- Instalação do produto
 

Nesta última etapa, os dutos são instalados.

 

Motivos para contratar o furo direcional
 

O furo direcional vem ganhando cada vez mais adeptos, uma vez que possui inúmeras vantagens frente ao modelo tradicional, que causa transtornos ao comércio local e às pessoas, alterando trajetos, itinerários de linhas de ônibus, bloqueios de ruas, entre outros problemas.

 

Algumas das vantagens do furo direcional são:

 

  • Os equipamentos utilizados permitem a perfuração do solo com muito mais rapidez e precisão, o que contribui para uma significativa redução do cronograma de obra;
     
  • Diminui os riscos de acidentes;
     
  • Não são necessárias interdições de espaços, desocupações de imóveis, com muito menos paralisações no trânsito local;
     
  • Pode ser utilizado para a passagem de dutos em diversos segmentos, como água, saneamento, telecomunicações e elétrica;
     
  • Reduz os custos de obra, já que o tempo para execução passa a ser menor;
     
  • O furo direcional também contribui para a redução dos impactos ambientais.
     

Com a utilização da técnica de furo direcional, todo o procedimento é realizado com muito mais agilidade, sem acúmulo de resíduos durante a transposição de avenidas, ruas, rios, etc. e com menor interferência na circulação das pessoas e dos carros nos locais das obras, pois reduz grandemente a destruição de avenidas, ruas e estradas.

 


Quer conhecer mais sobre os serviços de furo direcional? Entre em contato conosco, pois somos uma empresa especializada no assunto e atuamos há mais de duas décadas oferecendo serviços que facilitem os processos, diminua os custos operacionais e com a qualidade e excelência que só a Conexão oferece!