[Método Não Destrutivo: a técnica de perfuração que menos agride o meio ambiente]

O método não destrutivo vem ganhando cada vez mais adeptos por ser uma técnica mais limpa e rápida para instalação de tubulações. Leia mais!

O Método Não Destrutivo, conhecido pela sigla MND, é um processo para perfuração utilizado na instalação, reparação ou reforma de redes que utilizam tubos, dutos ou cabos, como as de água, telefonia, luz, gás, esgoto, dentre outras.

Essa tecnologia tem a grande vantagem de não necessitar fazer grandes escavações em obras que eram comuns no método tradicional, onde valas eram abertas para realizar os serviços de redes subterrâneas.

A técnica do método não destrutivo

Essa técnica está em ascensão no Brasil, porém ela não é recente. Há mais de 20 anos, nas obras do metrô, ela tem sido utilizada e sua utilização tem ganhado força por causa de equipamentos mais modernos, de maior potência e tecnológicos que têm chegado no país e também por leis que incentivam o método nas obras subterrâneas, despertando o interesse do poder público e das concessionárias de serviços essenciais.

A técnica consiste, essencialmente, em três etapas:

Furo piloto

Furo do solo com fluido de perfuração e sonda tecnológica que informa profundidade, ângulo e direção. Com ajuda de hastes flexíveis, o equipamento é capaz de acompanhar as curvas até a saída.

Alargamento

Na cabeça de perfuração é colocada uma peça chamada alargador para que o furo atinja o diâmetro necessário.

Instalação da tubulação

O equipamento agora leva a tubulação com velocidade controlada até alcançar o ponto desejado.

Método Não Destrutivo e o meio ambiente

A técnica de perfuração do método não destrutivo traz grandes benefícios ao meio ambiente porque reduz as agressões a ele. Diferente da abertura de valas, que precisa seguir um traçado e não respeita obstáculos ambientais, o MND busca a menor ou nenhuma interferência humana em ambientes como lagos, colinas, rios, lençóis freáticos e matas, principalmente as matas ciliares, preservando toda a biodiversidade existente no local.

Mas não só para o meio ambiente esse método traz benefícios. Há várias outras vantagens da utilização dessa técnica, como:

Redução do tempo e dos custos

Com o método não destrutivo, o serviço pode ser executado de forma mais rápida, reduzindo o cronograma de obra. Além disso, há redução de custos operacionais e com mão de obra, principalmente de trabalhadores para escavações, comuns no método tradicional.

Menos transtornos e menos riscos

Instalações, manutenções e reformas que precisam ser feitas em vias ou espaços públicos causam grandes transtornos, como interdições e fechamentos de vias e praças, podendo prejudicar a rotina da cidade, principalmente se precisar interferir no trânsito.

O método não destrutivo é prático e reduz esses transtornos consideravelmente, o que também reduz os riscos de acidentes para as pessoas que moram ou transitam próximas às obras.

Sem dúvida, o método não destrutivo é a melhor opção para os serviços de instalação e reformas de dutos e cabos subterrâneos e devem ser confiados a empresas sérias e conceituadas, que possuam equipes especializadas na técnica.

Conte com a Conexão para garantir qualidade, agilidade e segurança na sua obra. Entre em contato conosco!