[Saiba tudo sobre Método Não Destrutivo – MND]

O Método Não Destrutivo é uma técnica que utiliza alta tecnologia para instalação de tubulações com mais rapidez e precisão. Leia mais para entender!

O Método Não Destrutivo, também conhecido como MND, é uma técnica de instalação de tubulações feita com equipamentos de alta tecnologia que visa proporcionar muito mais agilidade e precisão para obras de diversos segmentos, como serviços públicos ou privados de energia, gás, saneamento básico e telefonia.

É um método considerado muito mais limpo, diminuindo os impactos ambientais e também os transtornos das vias públicas, e tem como objetivo diminuir ou eliminar a necessidade de escavações para passagem de dutos.

Qual a finalidade do Método Não Destrutivo – MND?

O Método Não Destrutivo pode ser utilizado para obras de instalação, reforma ou reparação de dutos sem a necessidade da utilização do método tradicional de escavações, que causa transtornos ao local, bloqueio de tráfego, entre outros.

Com a utilização do Método Não Destrutivo, suas obras poderão contar com inúmeros benefícios, como:

  • Redução significativa do cronograma de obras devido a agilidade e rapidez dos equipamentos em realizar a perfuração do solo;
  • Com a redução do cronograma, pode gerar também, em alguns casos, uma redução considerável dos custos da obra;
  • Por utilizar equipamentos de alta tecnologia, com o Método Não Destrutivo não é necessária a abertura total de valas, o que interfere bem menos no ambiente externo da obra;
  • Os impactos ambientais também são reduzidos com a utilização do Método Não Destrutivo, por ser um método mais limpo e porque não prejudica nem degrada  obstáculos naturais, como morros, lagos e rios;
  • Diminui os riscos de acidentes, já que o Método Não Destrutivo não causa impacto ao local e às pessoas que vivem ou passam pelas proximidades da obra.

Além desses benefícios, o Método Não Destrutivo pode ser aproveitado em diversos segmentos, como empresas públicas ou privadas de saneamento básico, energia elétrica, telecomunicações e de gás.

Como funciona a instalação de tubulações por Método Não Destrutivo?

O Método Não Destrutivo é uma técnica que visa desenvolver obras subterrâneas de infraestrutura sem causar grandes transtornos. Toda a instalação é feita com equipamentos que abrem espaços apenas para a passagem dos dutos, sem a necessidade de abertura de grandes valas.

Para utilizar o Método Não Destrutivo, é fundamental conhecer bem o solo para que os equipamentos consigam cumprir a trajetória determinada e comece a fase de perfuração, que é onde uma broca com um sensor faz uma varredura para que seja definida a perfuração.

Depois de tudo definido, um alargador aumenta o diâmetro de acordo com o projeto e, finalmente, os dutos são instalados.

Com a utilização do Método Não Destrutivo, você garante qualidade, segurança e agilidade para a sua obra. Porém, é importante contar com uma empresa que tenha experiência na área e tenha profissionais capacitados e competentes para garantir a qualidade na prestação dos serviços.

A Conexão é especialista em Método Não Destrutivo e estamos há mais de 23 anos no mercado oferecendo serviços com qualidade e eficiência para garantir a satisfação dos nossos clientes. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!