[Saiba como funciona a instalação de tubulações por Método Não Destrutivo - MND]

O Método Não Destrutivo – MND é a melhor opção para instalar dutos de forma rápida, limpa e segura. Conheça mais detalhes sobre essa técnica!

O Método Não Destrutivo – MND é uma técnica mais rápida e limpa para fazer a instalação de tubulações e que objetivam a diminuição ou eliminação da necessidade de grandes escavações para a passagem dos dutos, ao contrário do método antigo, que necessitava de grandes valas e escavações.

É uma técnica que vem sendo cada vez mais usada e proporciona obras mais rápidas, mais seguras, com diminuição dos impactos ambientais e transtornos nas vias públicas.

Vantagens do Método Não Destrutivo – MND

Utilizando o Método Não Destrutivo, suas obras se tornam muito mais rápidas e facilita toda a operação, obtendo inúmeras vantagens, como:

  • Sua obra pode ser executada com muito mais rapidez, o que contribui para a diminuição do cronograma de obra, além da possibilidade de poder reduzir os custos operacionais e com mão de obra;
  • Por ser uma técnica mais limpa e não necessitar de grandes escavações do solo, o Método Não Destrutivo possui uma menor interferência no ambiente externo da obra, não prejudicando as pessoas e nem o trânsito do local;
  • Por não causar impacto às pessoas que passam pelo local da obra, reduz consideravelmente os riscos de acidentes;
  • É um método que reduz as agressões ao meio ambiente, pois não prejudica e nem degrada os obstáculos naturais, como lagos, matas e morros;

 Além disso, a utilização do Método Não Destrutivo pode ser feita por diversas áreas que desejam obras mais rápidas e mais seguras, como empresas públicas e privadas dos segmentos de:

  • Saneamento básico
  • Gás
  • Energia elétrica
  • Telecomunicações

Quais as etapas do Método Não Destrutivo?

O método utiliza equipamentos de alta tecnologia que estabelecem dois pontos de acesso sem que haja a necessidade de grandes aberturas de valas no solo. A técnica consiste em:

Furo piloto

Primeiro é feito um direcionamento da perfuração por meio de um porta sonda com um sensor, que informa a profundidade, o ângulo e a direção. Com a ajuda de hastes flexíveis, o equipamento é capaz de acompanhar as curvas até a saída.

Alargamento

Definido o direcionamento da perfuração, nesta segunda etapa um alargador aumenta o diâmetro de acordo com o projeto.

Instalação da tubulação

E por último, o equipamento leva a tubulação com a velocidade controlada até que os dutos sejam instalados.

Para a realização do Método Não Destrutivo, é imprescindível conhecer bem o solo onde as tubulações serão instaladas para que os equipamentos consigam cumprir a trajetória determinada e comece a fase de perfuração.

Além disso, o Método Não Destrutivo deve ser realizado somente por empresas habilitadas e com profissionais capacitados para o serviço. A Conexão é uma empresa que atua há mais de 23 anos no mercado e possui uma equipe qualificada e equipamentos de alta tecnologia para realizar o Método Não Destrutivo de forma rápida e segura, garantindo a satisfação de nossos clientes.

Entre em contato conosco e garanta qualidade, agilidade e segurança na sua obra!