[Furo direcional em obras é o futuro da engenharia]

O furo direcional é muito utilizado para instalação, reparação ou reforma de dutos subterrâneos. Conheça mais sobre essa técnica!

Você já ouviu falar no furo direcional? Ele é um método não destrutivo utilizado para a instalação de dutos subterrâneos para atender as mais diversas áreas, como serviços públicos e privados dos segmentos de energia, gás, saneamento básico ou telefonia.

O furo direcional tem sido considerado o futuro da engenharia e vem revolucionando o mercado de instalações e manutenções de dutos por ser uma técnica que proporciona muito mais rapidez e eficiência nas obras.

Quais os benefícios de utilizar o furo direcional na sua obra?

O furo direcional, ou também chamado de perfuração direcional, traz diversos benefícios para as obras. Conheça os principais:

Redução do cronograma de obras

É possível uma redução significativa do cronograma de obras devido à alta tecnologia dos equipamentos que proporcionam maior agilidade durante a perfuração.

Menor interferência no ambiente externo

O furo direcional é uma técnica mais limpa, sem acúmulo de resíduos e com mínima interferência da circulação de pessoas e no tráfego no local das obras, ao contrário do método antigo que gera inúmeros problemas, interferindo na vida de toda a comunidade.

Redução nos custos sociais

Por haver uma menor interferência no tráfego local, a utilização do furo direcional também proporciona uma redução nos custos sociais, já que não serão necessários trajetos mais longos, fechamentos de ruas e avenidas e nem mudança no itinerário das linhas de ônibus. Ou seja, muito menos transtornos aos moradores e comércio local.

Eliminação de abertura de valas extensas

Com o furo direcional, os equipamentos fazem uma pequena abertura no solo, suficiente para a passagem dos dutos, não sendo necessárias aberturas de valas extensas que trariam transtornos ao local da obra.

Além disso, por ser uma técnica mais limpa, também diminui os impactos ao meio ambiente e reduz significativamente o risco de acidentes tanto para os trabalhadores quanto para quem transita pela região.

Empresas que podem utilizar a técnica de furo direcional

Além de proporcionar todos os benefícios ditos acima, a perfuração direcional pode ser utilizada nas mais diversas empresas, como nos segmentos de:

  • Gás
  • Telecomunicações
  • Saneamento básico
  • Energia elétrica
  • Fibra óptica 

Essa técnica é ideal para empresas que precisam instalar ou realizar manutenções em dutos subterrâneos de forma rápida, limpa, econômica e eficiente.

Como é realizada a perfuração direcional?

Antes de começar todo o projeto, é necessário que seja feito um estudo do solo para que os equipamentos consigam fazer a trajetória determinada. Com isso, inicia-se a fase de perfuração, onde um sensor é instalado na broca de perfuração para definir o direcionamento do furo.

Logo após, a broca e o sensor são trocados por um alargador que tem como objetivo aumentar o furo de acordo com o diâmetro desejado. Por fim, é feita a instalação dos dutos.

Para a realização desta técnica, são necessários equipamentos de alta qualidade e profissionais capacitados para que tudo ocorra como planejado. Conte com a Conexão para a realização desse serviço.

Estamos há mais de 23 anos no mercado, garantindo agilidade e qualidade nas obras e a satisfação dos nossos clientes. Entre em contato conosco!