[Quais os cuidados essenciais com a rede de gás no condomínio?]

O gás encanado tem se tornado cada vez mais comum nos condomínios, mas exige alguns cuidados. Confira nossas dicas para garantir uma rede de gás segura!

Infelizmente, ainda é muito comum vermos inúmeras reportagens na mídia sobre acidentes envolvendo redes de gás e que, muitas vezes, poderiam ser evitados apenas com a manutenção periódica.

Tanto a falta de manutenção quanto a instalação incorreta dos equipamentos da rede de gás no condomínio são as principais causas dos acidentes relacionados aos vazamentos de gás. Por isso, confira nossas dicas para garantir a segurança da instalação de gás!

Cuidados durante a instalação

A elaboração do projeto para instalação da rede de gás deve estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também com as exigências do Corpo de Bombeiros, que definem a localização, as dimensões e afastamentos necessários.

Além disso, durante o projeto é decidido os tipos de materiais que serão utilizados de acordo com as necessidades e o local da instalação.

Os ambientes onde serão instalados os equipamentos de gás devem ter ventilação suficiente, livres da exposição ao sol, chuvas e ventos, distantes de instalações elétricas e de materiais inflamáveis, como madeiras, plásticos, panos, etc., e as válvulas precisam estar em locais de fácil acesso.

Manutenções da rede de gás no condomínio

Nas manutenções periódicas, serão verificadas as instalações de gás para garantir que os equipamentos estão funcionando corretamente e que não há nenhum vazamento de gás. Para manter a segurança dos ambientes, um dos procedimentos realizados é o teste de estanqueidade.

Esse teste é feito para comprovar que não há vazamento nas tubulações e é uma exigência do Corpo de Bombeiros. O laudo de estanqueidade é emitido por um responsável técnico, geralmente um engenheiro, e também deve ser recolhida a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

Outros cuidados essenciais com a rede de gás no condomínio

Além desses cuidados citados acima, existem alguns outros que são imprescindíveis para garantir a segurança do seu condomínio, como:

  • Nas inspeções periódicas da rede de gás, providencie imediatamente os reparos que forem necessários para o bom e seguro funcionamento dos equipamentos;
  • Saiba onde ficam todos os registros que fecham o gás e por onde passam as tubulações para não correr o risco de furá-las acidentalmente;
  • Caso for ficar fora de casa por alguns dias, feche todos os registros;
  • Se você utiliza aquecedor a gás, ele deve ficar em áreas com ventilação adequada;
  • Em casos de vazamentos, jamais acenda fósforos ou luz, abra as janelas e portas e chame imediatamente ajuda de um profissional.

Tubulações mais antigas podem apresentar problemas com ferrugem, deterioração e até mesmo instalação em locais pouco ventilados. Por isso, o mais indicado é que seja feita uma nova instalação para melhor funcionamento, durabilidade e segurança do condomínio.

Conte com a Conexão para a segurança do seu condomínio

A Conexão está há mais de 24 anos no mercado oferecendo serviços completos para rede de gás, desde a elaboração do projeto até instalações e manutenções periódicas. Contamos com equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados para atender com agilidade e eficiência às suas necessidades.

Entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços!