[Saiba mais sobre o serviço de aplicação de resina em tubulações com vazamento]

Você usa gás encanado na sua residência ou comércio e já se perguntou sobre como resolver os problemas de vazamento nas tubulações se eles ocorrerem? Já ouviu falar da aplicação de resina nas tubulações para conter vazamentos de gás? Leia este artigo para entender mais!

O serviço de aplicação de resinas em tubulações com vazamento consiste na colocação de uma resina seladora na área interna dos canos com o objetivo de estancar vazamentos pequenos – recomenda-se que eles sejam inferiores a 100mm na coluna d'água - e recuperar a tubulação, sem precisar quebrar ou trocar toda a instalação.

Lembrando que a resina só tem sua eficácia garantida em tubulações de aço galvanizado.

Com o passar do tempo, a tubulação de gás em aço galvanizado pode sofrer desgastes. Mesmo sendo um  material resistente, o tempo e fatores como umidade em excesso ou contato com produtos químicos, podem ser danosos e comprometer a vida útil da tubulação  de gás.

Se houver vazamentos pequenos na tubulação de gás, a aplicação da resina é uma solução prática, rápida, econômica, segura e limpa para resolver o problema sem precisar de uma grande obra.

Como é feita a aplicação de resina nas tubulações com vazamentos?

Primeiramente, são realizados alguns testes, como o de estanqueidade, para confirmar se há vazamento, e o teste pneumático para avaliar a resistência da tubulação. Sendo avaliados esses aspectos, inicia-se o trabalho de recuperação da tubulação, seguindo alguns passos descritos abaixo:

  • Uso de ar comprimido para a limpeza da tubulação;
  • Aplicação da resina, feita de baixo para acima, iniciando no abrigo do medidor até chegar aos pontos de consumo de gás, como o fogão ou aquecedor, por exemplo. A resina fica por mais ou menos 30 minutos pressurizada dentro da tubulação para impregnar bem e vedar os vazamentos;
  • Remoção do excesso de resina através de despressurização e seu tratamento para formar uma camada fina de proteção nas paredes internas do cano;
  • Realização do teste de estanqueidade para confirmar a vedação.

Geralmente, é possível usar a tubulação em um período curto de tempo. O ideal é seguir as orientações dos especialistas.

Existem alguns questionamentos feitos pelos moradores quanto ao uso de resina vedante para resolver problemas de vazamentos de gás. Alguns acreditam que é só um paliativo e que se está adiando um problema que é muito sério e grave.

No entanto, a aplicação de resinas nas tubulações com vazamento não é uma estratégia apenas para dar uma sobrevida à instalação. Ela realmente pode ajudar nos pequenos vazamentos, já que trocar tudo pode gerar um custo bem alto, além dos transtornos. 

A resina vedante e sua aplicação na tubulação com vazamento são certificadas pelas Normas Internacionais, sendo um procedimento seguro e rápido, porém não deve jamais ser feito por qualquer pessoa. É fundamental contar com técnicos e empresas especializadas.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o serviço de aplicação de resina em tubulações com vazamento. Nós da Conexão garantimos um excelente serviço, com agilidade e segurança para todos os moradores!