[Quais situações são indicadas para uso do furo direcional?]

Empresas de diversos segmentos, como gás e saneamento, podem se beneficiar do furo direcional. Continue a leitura para entender mais sobre essa técnica!

O furo direcional é um tipo de perfuração horizontal que usa o Método Não Destrutivo - MND, uma técnica que tem sido muito utilizada no mundo inteiro e que, no Brasil, já ganhou também a preferência quando o assunto é instalação de tubulações subterrâneas.

O grande diferencial do furo direcional é que não há necessidade de abertura de grandes valas, interferindo muito pouco ou nada na rotina das cidades e das pessoas. Também nas construções civis, comércios e indústrias, esse tipo de técnica tem sido bastante utilizada, prevenindo, inclusive, danos às tubulações.

Vantagens do furo direcional

Dentre as características principais do furo direcional, destacam-se:

  • Realização da obra de forma mais eficiente e rápida;
  • Redução considerável dos custos;
  • Rápido retorno do investimento;
  • Foco na sustentabilidade, com baixo impacto ao meio ambiente;
  • Segurança tanto para quem passa ao redor da obra quanto para os trabalhadores;
  • Pouca ou nenhuma interferência no dia a dia das pessoas e do trânsito.

O furo direcional é a melhor opção quando é preciso passar dutos em áreas já construídas, isso porque ele não causará impacto nas estruturas já prontas.

Como é executado o furo direcional?

Inicialmente é feito um estudo cuidadoso do solo por onde a tubulação deverá ser instalada. Esse estudo vai demonstrar qual é o tipo de solo – se arenoso, rochoso, etc. – e também demarcar o caminho que o furo deverá percorrer.

Depois deste estudo, o furo direcional é realizado em três etapas: a perfuração piloto, o alargamento e a instalação das tubulações. Apesar de parecer simples, o projeto de perfuração direcional é bem complexo e exige conhecimento técnico e experiência para que tudo saia perfeito.

São demarcados pontos onde a perfuração será iniciada e onde será finalizada e, com a utilização de equipamento apropriado, o furo será executado de forma a conectar esses dois pontos, por baixo da superfície, de forma segura e rápida.

Situações indicadas para o uso do furo direcional

A abertura de valas a céu aberto é uma forma de serviço ultrapassado. Nas vias de grande fluxo, por exemplo, esse tipo de abertura gera grandes transtornos na vida das cidades e das pessoas, como interrupções no tráfego, riscos de acidentes e dificuldade de transitar no local.

 

A melhor solução para evitar esses transtornos é a utilização do furo direcional, que já é uma das escolhas mais usadas quando se trata de perfurações no solo. Utilizado em diversos tipos de obras, o furo direcional não impacta o meio ambiente e pode ser utilizado, de forma segura, sob estruturas já edificadas.

O furo direcional pode ser utilizado por empresas de construção civil, pelas companhias responsáveis por instalações de esgoto e água, energia elétrica, TV a cabo, telefonia e gás encanado.

Através do furo direcional, é possível assentar tubos para fiação de fibra óptica, encanamentos para redes de esgoto, tubulações para gás e demais serviços que necessitam passar dutos e cabos por redes subterrâneas.

Para a realização deste método, é importante contar com uma empresa qualificada e que tenha uma equipe bem treinada, com conhecimento das técnicas e equipamentos de primeira linha.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!