[Por que utilizar o Método Não Destrutivo - MND para instalações de gás?]

O Método Não Destrutivo - MND, é uma técnica que visa a instalação de tubulações subterrâneas com maior precisão e agilidade. Leia mais para conhecer!

A construção de redes subterrâneas pelo Método Não Destrutivo – MND tem sido um diferencial nas obras de instalação de gás por proporcionar vantagens como agilidade, segurança e redução dos danos ao ambiente externo e também ao meio ambiente, pois é uma técnica mais limpa.

O Método Não Destrutivo é uma técnica que utiliza alta tecnologia e é muito mais eficiente quando comparado ao método tradicional, que necessita de grandes aberturas de valas e prejudica o tráfego e a circulação de pessoas ao redor da obra.

Vantagens do Método Não Destrutivo – MND para instalações de gás

Para a realização do Método Não Destrutivo, são utilizados equipamentos de última geração para facilitar e ter muito mais precisão e agilidade no momento da instalação de tubulações subterrâneas e é uma alternativa que proporciona ótimo custo-benefício.

Outro grande benefício da utilização desse método é a redução dos custos sociais, pois há uma menor interferência no ambiente externo da obra, evitando fechamento de ruas e avenidas, mudança de trajetos e itinerários das linhas de ônibus.

Devido à utilização de equipamentos de alta tecnologia, que são muito mais ágeis e precisos durante a perfuração, também é possível ter uma redução significativa do cronograma de obras e elimina a necessidade de abertura de grandes valas.

Com o Método Não Destrutivo, é feita somente uma pequena abertura no solo que é suficiente para que os dutos sejam passados, sendo um método muito mais limpo e que proporciona a redução dos impactos ao meio ambiente.

Quando surgiu o Método Não Destrutivo – MND?

Essa técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos, nas décadas de 60 e 70. A primeira obra utilizando esse método aconteceu no ano de 1972 e, em 1979, espalhou para quase todo o mundo e revolucionou o mercado de instalações de dutos.

Na década de 90, ele começou a ser utilizado no Brasil nas instalações de gás em São Paulo e tem se tornado preferência quando o assunto é a construção de redes subterrâneas.

Quais segmentos podem se beneficiar do Método Não Destrutivo

O Método Não Destrutivo é uma técnica que reduz consideravelmente o risco de acidentes envolvendo os trabalhadores e também as pessoas que transitam pela região da obra e pode ser aproveitada por diversas empresas, públicas ou privadas, dos segmentos de:

  • Gás
  • Energia elétrica
  • Saneamento básico
  • Telecomunicações
  • Fibra óptica 

Sendo assim, se você precisa de instalações ou manutenções de tubulações subterrâneas com muito mais agilidade, eficiência e segurança, o MND é a sua melhor opção.

Mas é importante contar com uma empresa que possua todos os equipamentos necessários e que tenha uma equipe capacitada para que não coloque a vida das pessoas em risco e para que sua obra seja executada com excelência.

Conheça mais sobre essa técnica entrando em contato conosco. A Conexão está há mais de 23 anos no mercado e nossa equipe é especialista em Método Não Destrutivo. Oferecemos serviços com alta qualidade, excelente custo-benefício e garantimos a satisfação dos nossos clientes.