[Saiba mais sobre ampliação de rede de gás com o furo direcional]

O gás encanado é uma tendência nos edifícios e, para ampliar as redes de gás, a melhor forma é através do furo direcional. Entenda mais sobre esse método!

Com a retomada da economia pós-pandemia, tem se observado um crescimento na escolha do gás encanado para indústrias, comércios e residências. O gás encanado é uma boa opção, que alia a praticidade e melhor custo-benefício para os usuários e, atualmente, vários estabelecimentos comerciais e também condomínios já contam com esse tipo de instalação.

O gás encanado chega através de tubulações que são alimentadas por uma rede subterrânea de distribuição. É uma solução prática e econômica, com fornecimento contínuo, dispensando, por exemplo, o armazenamento e a troca de botijões.

Com o aumento da demanda por esse tipo de instalação, as redes de distribuição de gás precisam ser ampliadas e, para causar menor impacto ambiental e na rotina das cidades, é indicado que a ampliação seja feita através do furo direcional, um método não destrutivo de perfuração do solo.

Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre a ampliação de redes de gás utilizando o furo direcional!

Gás encanado é uma tendência

Vários segmentos estão optando por utilizar o gás encanado e, com isso, a ampliação das redes subterrâneas é uma tendência, fazendo com que as cidades, em sua grande maioria, adotem esse sistema.

Assim como a energia elétrica, o gás encanado é de fornecimento contínuo através de uma rede de distribuição, chegando até o seu destino por tubulações. Sua utilização traz mais benefícios aos usuários, principalmente por causa da segurança em relação a vazamentos.

Além disso, quando usado nos fogões, ele evita a armazenagem e a troca de botijões e ainda fornece uma chama mais limpa e com mais pressão, proporcionando um cozimento rápido dos alimentos. Ele também pode ser usado em aquecedores, chuveiros e outros equipamentos domésticos.

Furo direcional – a escolha certa para ampliação de redes de gás

Também chamado de perfuração direcional, o furo direcional é uma técnica que facilita a instalação, manutenção e ampliação das redes de gás encanado, assim como outros diversos projetos da construção civil.

De modo básico, o furo direcional é a realização de um túnel horizontal para instalação dos dutos subterrâneos, evitando aberturas de grandes valas e, por isso, causando menor impacto na vida social e no meio ambiente.

Principalmente por causa desse menor impacto, o furo direcional é uma tecnologia inovadora e bastante escolhida para travessias de poços e instalações de tubulações subterrâneas sob avenidas, rodovias e ferrovias. Mas há outras vantagens que valem a pena serem conhecidas neste método:

  • Menor ocupação de espaços;
  • Diminuição da sujeira e dos transtornos pós-obra;
  • Execução mais rápida das obras;
  • Redução dos impactos ambientais e dos custos sociais.

O furo direcional é um exemplo do bom uso dos avanços tecnológicos a favor do ser humano e do meio ambiente, já que o MND (Método Não Destrutivo) utiliza equipamentos de ponta que perfuram o solo e abrem pequenos espaços para a passagem dos dutos.

A técnica é também utilizada para instalação de redes de água e esgoto, de energia elétrica e telefonia e consiste, basicamente, em três diferentes etapas: o furo piloto, o alargamento do furo piloto e a colocação da tubulação.

É um processo tecnológico que deve ser feito por empresas e profissionais qualificados e a Conexão já está neste mercado há mais de 25 anos, experiência que faz a diferença na hora de montar o projeto e executar a ampliação da rede de gás através do furo direcional.

Entre em contato conosco para conhecer nossos projetos!