[Obra de instalação de fibra óptica é com o furo direcional!]

Procurando um método ágil, seguro e eficaz para instalação de fibra óptica? Conheça tudo sobre o furo direcional, uma técnica inovadora para obras!

Desenvolvida há alguns anos na cadeia industrial do petróleo e nas obras de engenharia civil, o furo direcional, conhecido internacionalmente como HDD (Horizontal Directional Drilling), é uma tecnologia inovadora nas perfurações do solo para instalações de dutos subterrâneos.

Até pouco tempo atrás, gasodutos, redes subterrâneas de cabos de energia, telefonia, dutos de esgoto e água e encanamentos de gás eram feitos através de aberturas de valas a céu aberto, o que causava muitos transtornos, principalmente em vias de muito movimento.

Com o avanço da tecnologia, novos equipamentos e métodos foram desenvolvidos e o furo direcional é hoje utilizado em grande escala para diversos fins, inclusive em locais onde é necessário transpor rios, lagos, áreas de proteção ambiental e urbanizadas.

O método antigo, de aberturas de valas, é destrutivo e causa grande impacto na vida das cidades, por isso, o furo direcional tem sido o preferido, sendo conhecido como um Método Não Destrutivo (MND), diminuindo os impactos ambientais e sociais.

Furo direcional nas obras de instalação de cabos de fibra óptica

A fibra óptica é um flexível e transparente filamento criado a partir de vidro ou plástico extrudido (quando o plástico passa por um molde para ficar alongado), muito utilizada como condutor de luz, imagens ou impulsos codificados. Sua estrutura é ligeiramente maior que a de um fio de cabelo.

Ela é uma alternativa bastante econômica para as companhias que prestam serviços de comunicação, transmissão de redes de dados e de telecomunicações de longas distâncias. As redes de fibra óptica têm sido ampliadas nos últimos anos e o furo direcional tem sido a melhor solução para essas obras.

Qual a vantagem de usar o furo direcional nas instalações e ampliações das redes de fibra óptica?

Sabemos que um dos grandes problemas nas cidades é conseguir espaços novos, já que vemos infindáveis malhas viárias, metrô, trânsito de pedestres, construção de prédios e centros comerciais, o que dificulta bastante a realização de novas obras, principalmente se for necessário conter todo esse fluxo rotineiro.

Assim, usar o furo direcional para instalação, ampliação e reparos nas redes de fibra óptica é uma solução inteligente, porque, dentre outras vantagens, a técnica MND (Método Não Destrutivo) não inviabiliza a vida diária da cidade. Outros benefícios deste método são:

  • Redução ou eliminação da abertura de valas;
  • Redução dos impactos ambientais;
  • Diminuição dos custos sociais;
  • Redução dos custos das obras. 

Com o furo direcional, as obras de redes de fibra óptica poderão ser realizadas de forma mais rápida, sem destruição do solo, sem acúmulo de resíduos e sem mudanças nos itinerários de veículos e pessoas, garantindo uma qualidade superior nos serviços executados.

Essa tecnologia moderna está à disposição na Conexão! Por isso, venha conversar conosco para conhecer mais sobre o furo direcional e descobrir que esse é o melhor método para instalações não só das redes de fibras ópticas como também de gás encanado, tubulações de água e esgoto, cabos de energia elétrica e telefonia.

São mais de 24 anos no mercado garantindo segurança e a excelência em nossos serviços. Entre em contato conosco!