[Método Não Destrutivo - MND: inovação nas obras subterrâneas!]

O Método Não Destrutivo – MND é a melhor solução para obras mais rápidas, seguras e sem gerar transtornos ao tráfego local. Saiba mais sobre essa técnica!

O Método Não Destrutivo, conhecido também por sua abreviação MND, é um processo de instalação, manutenção ou reforma de tubulações subterrâneas, que proporciona obras muito mais rápidas, limpas e com mais eficiência.

A execução de obras pelo método tradicional, com aberturas de grandes valas a céu aberto, causa inúmeros transtornos ao redor da obra, tanto no fluxo de pessoas quanto no tráfego local, que, muitas vezes, necessita de fechamentos de ruas e mudanças nos itinerários dos transportes públicos, causando grandes dificuldades de acesso às vias.

Além disso, com o método tradicional, aumenta-se os riscos de acidentes envolvendo pedestres e até mesmo os profissionais que estão trabalhando na obra. A solução para evitar todos esses problemas é utilizando o Método Não Destrutivo – MND. Conheça um pouco mais sobre essa técnica inovadora!

Como é feito o Método Não Destrutivo - MND em obras?

O MND é uma técnica em que se utilizam equipamentos de alta tecnologia que estabelecem dois pontos de acesso sem a necessidade de abertura de grandes valas no solo. O primeiro passo desse processo é realizar um direcionamento do furo com o auxílio de um porta sonda com sensor que trará informações sobre a profundidade, a direção e o ângulo.

Com a direção da perfuração definida e, dessa vez, com o auxílio de um alargador, aumenta-se o diâmetro conforme o que está descrito no projeto. E, por fim, é realizada a instalação dos cabos, dutos ou canos com equipamentos que controlam a velocidade até a finalização.

Quais equipamentos são utilizados para realização do Método Não Destrutivo?

Para a realização desse método, são necessários equipamentos de ponta e maquinário especial para que tudo ocorra de forma segura e completa. Dentre os principais equipamentos utilizados para aplicação dessa técnica estão:

  • Alargadores;
  • Sondas de diversos tipos de profundidade;
  • Pá guia para a perfuração;
  • Solda para tubos em PEAD;
  • Solda de eletrofusão para PEAD.

Vantagens da utilização do Método Não Destrutivo – MND em obras

Os serviços de instalação, manutenção e reforma de tubulações subterrâneas utilizando o MND trazem inúmeros benefícios, como:

Redução de danos ambientais

O Método Não Destrutivo – MND reduz os impactos ao meio ambiente, não interfere no curso da água e nos lençóis freáticos e preserva toda a biodiversidade existente no local.

Redução dos riscos de acidentes e dos transtornos nas vias

O MND é um método prático e eficaz, que reduz o impacto social ao redor da obra, não sendo necessárias interdições no trânsito e fechamento de vias. Além disso, não causa impacto às pessoas que transitam pelo local da obra, reduzindo consideravelmente os riscos de acidentes.

Redução do cronograma de obras

Por utilizar equipamentos de alta tecnologia, o Método Não Destrutivo é uma técnica que possibilita a execução da obra de forma muito mais rápida e eficiente, reduzindo o cronograma de obras e também os custos.

Para a realização do Método Não Destrutivo – MND, é essencial contar com uma empresa com profissionais habilitados e capacitados para prestar o serviço de forma segura. A Conexão atua há mais de 24 anos no mercado e possui uma equipe qualificada para garantir a sua satisfação!

Entre em contato conosco e conheça mais os nossos serviços!