[A Conexão é especializada em perfuração direcional para obras. Saiba mais sobre essa técnica!]

A perfuração direcional tem sido cada vez mais utilizada em obras de saneamento básico, instalação de gás e redes de comunicação. Leia mais para entender!

A Conexão é uma empresa que está há mais de 24 anos no mercado oferecendo os serviços de projetos, montagens e manutenções em instalações, especialmente de gás canalizado, para indústrias, comércios e residências.

Já conquistamos diversas certificações e, dentre elas, destacamos o Certificado de Qualidade, emitido pela Vanzolini, e temos orgulho de contar com uma equipe de profissionais excepcionalmente qualificados, materiais de primeira qualidade e procedimentos rigorosamente de acordo com as normas técnicas vigentes.

O reconhecimento do nosso nome no mercado de instalações foi conquistado com muito esforço, dedicação e foço na qualidade dos serviços oferecidos, no preço justo e na segurança tanto dos nossos clientes quanto dos nossos colaboradores.

Uma das nossas especialidades é a perfuração direcional em obras, uma técnica moderna e segura para instalação de dutos subterrâneos. Continue a leitura para entender mais sobre essa técnica!

O que é a perfuração direcional para obras?

A perfuração direcional é uma técnica utilizada na instalação de tubulações subterrâneas onde reduz consideravelmente a necessidade de aberturas de valas.

Essa metodologia evita grandes impactos no meio ambiente e tem a grande vantagem de não ser necessária a obstrução das vias de trânsito, garantindo a rotina das cidades e das pessoas.

Também chamada de furo direcional, é uma técnica que usa os critérios do MND – Método Não Destrutivo -, tecnologia moderna e avançada para instalar dutos no subsolo, seja em médias ou longas distâncias, com o mínimo de interferência nas vias.

Como acontece o processo de perfuração direcional?

A Conexão executa a perfuração direcional com equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados e treinados para o serviço. O processo é feito em algumas etapas e permite a instalação ou reparos de tubulações para as mais diversas finalidades, seja para fios de energia, cabos de internet e comunicações, redes de água, esgoto ou gás.

As etapas do processo de perfuração direcional são:

O furo piloto

Usando uma cabeça de perfuração com uma sonda, o furo é feito no solo utilizando um fluido de perfuração. A sonda tem um transmissor que emite sinais a um receptor na superfície, trazendo informações como a profundidade, o ângulo e a direção do furo.

Atrás da cabeça de perfuração existem hastes flexíveis que conseguem acompanhar as curvas da perfuração até atingir o ponto de saída.

O alargamento

Ao chegar no ponto de saída, a cabeça de perfuração é substituída por um alargador – uma peça cônica – que tem por finalidade aumentar o diâmetro do furo piloto.

Pode ser necessário passar o alargador várias vezes, dependendo da largura de furo projetada. O tipo de solo vai determinar o melhor modelo de alargador.

A puxada da tubulação

Nesta última etapa, são instalados os dutos ou tubulações. A tubulação fica presa atrás do alargador e, com velocidade controlada, ela é puxada para dentro do furo.

Nesta etapa são usadas técnicas para que a tubulação não gire, controle da pressão através de manômetros e fluidos até que ela alcance o ponto projetado.

O processo da perfuração direcional exige profissionalismo na execução não só do serviço, mas também dos projetos. A Conexão é uma empresa especializada na técnica e nos projetos de obras que necessitam dela!

Entre em contato conosco!