[Obras com redução do impacto ambiental é com o Método Não Destrutivo - MND!]

Muito utilizado nas obras de instalação e manutenção de dutos subterrâneos, o Método Não Destrutivo é uma técnica mais eficiente e rápida. Leia mais!

Os mais diversos tipos de obras que precisam de tubulações subterrâneas, como as redes de água, energia, gás, esgoto, telefonia e outras, são sempre um desafio, necessitando de projetos bem elaborados e dentro das normas técnicas para não causarem grandes impactos no meio ambiente.

Em tempos passados, a instalação de dutos no subsolo era feita com a escavação de valas a céu aberto, muitas vezes de forma manual. Eram feitas escavações durante todo o trecho onde as tubulações iam passar, gerando impactos negativos para o meio ambiente e também obstruções nas vias, avenidas, rodovias, etc., prejudicando o trânsito de veículos e pedestres.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, as perfurações passaram a ser executadas pelo Método Não Destrutivo – MND. Continue a leitura deste artigo para entender melhor essa nova tecnologia!

O que é o Método Não Destrutivo - MND?

Conhecido também pela sigla MND, o Método Não Destrutivo é um processo para instalação, reparos ou reformas de redes subterrâneas para os mais diversificados fins, onde a abertura de grandes valas a céu aberto não é mais necessária.

Na perfuração pelo Método Não Destrutivo, uma pequena abertura é feita no solo, sendo possível passar as tubulações sem causar impactos no meio ambiente e nem no cotidiano das cidades.

O MND é usado, principalmente, nos grandes centros urbanos pelas empresas de gás encanado, telefonia e internet, concessionárias de energia elétrica, de água e esgoto. No entanto, quando é necessário fazer obras e passar dutos em áreas ambientais preservadas, ele também é extremamente indicado, podendo ser usado em travessias de rios, pontes e em áreas verdes de matas.

Por que o Método Não Destrutivo reduz o impacto ambiental?

A preocupação com a sustentabilidade já faz parte da maioria das empresas e, por isso, elas buscam serviços que evitem a destruição de áreas ambientais, preservando as plantas e animais.

Os métodos tradicionais de perfuração de solo estão perdendo espaço para o Método Não Destrutivo, principalmente por causa do menor impacto ambiental.

Com a perfuração através do MND, é possível transpor obstáculos naturais como rios, lagos e montanhas de forma a preservar esses ambientes, sem atrapalhar a navegação, se houver, nos cursos d’água e com menor impacto na mata ciliar.

Além da redução do impacto ambiental, o Método Não Destrutivo tem outras grandes vantagens:

Segurança

Tudo é feito com equipamentos de ponta e com alta tecnologia. Em valas tradicionais, há riscos de desabamento sobre trabalhadores, além do grande esforço físico para encaixar as tubulações.

Tráfego livre

Com o Método Não Destrutivo não há necessidade de parar a circulação de veículos e pessoas ao redor da obra.

Boa produtividade

Este método confere mais rapidez na execução do serviço, podendo diminuir o cronograma de obra e até mesmo os custos.

A técnica da perfuração do solo por Método Não Destrutivo começou a ser utilizada há mais de vinte anos em obras do metrô, porém, com a chegada de novos equipamentos mais eficientes e com alta tecnologia, ela tem ganhado espaço e sendo a mais escolhida quando há necessidade de instalar ou reformar tubulações subterrâneas.

É importante contar com serviços de empresas bem qualificadas no mercado, com profissionais habilitados e que possam realizar o trabalho com alta qualidade. Entre em contato conosco para conhecer os nossos serviços!