[Método Não Destrutivo - MND: saiba por que é a melhor escolha para sua obra]

Para quem deseja obras mais rápidas e eficientes, investir no Método Não Destrutivo é a melhor opção. Conheça mais sobre essa técnica!

O Método Não Destrutivo – MND para perfuração do solo tem sido cada vez mais usado nas obras de construção civil, instalação de dutos subterrâneos e nas manutenções de tubulações, sejam nas redes de água e esgoto, energia elétrica, telefonia e telecomunicações em geral e também de gás encanado.

Inicialmente, este método foi utilizado, aqui no Brasil, nas obras de metrô e foi ganhando espaço e conquistando empresas de serviços públicos, concessionárias e construtoras, evoluindo a cada ano, com novas tecnologias e equipamentos de ponta.

O grande diferencial desta técnica é o fato de eliminar a abertura de grandes valas que, além de destruir o espaço, causam muitos transtornos nas vias de grande movimentação e no dia a dia das pessoas.

Como funciona o Método Não Destrutivo?

Neste método, as perfurações são feitas por equipamentos modernos que permitem aberturas menores, com impacto quase zero no ambiente, para a fixação ou manutenção de tubos de aço ou polietileno de diâmetros diversos para atender obras de diversos segmentos.

As perfurações por MND reduzem os custos das obras, diminuem os riscos de acidentes e causam pouco ou nenhum impacto na rotina das vias públicas e das pessoas. É um método mais limpo e mais rápido, já que não necessita de abertura de grandes valas.

Vantagens de utilizar o Método Não Destrutivo em sua obra

Redução no cronograma da obra

A rapidez e agilidade dos equipamentos de ponta que perfuram o solo contribuem para a redução do tempo de serviço de uma obra, o que é, obviamente, mais vantajoso para quem constrói.

Preservação do ambiente externo

O MND causa pouquíssimo impacto ao ambiente externo da obra. Na maioria das vezes, não há nenhuma necessidade de interromper o trânsito local, seja de veículos ou de pessoas.

Não abertura de grandes valas

A tecnologia avançada dos equipamentos de perfuração permite uma pequena abertura no solo, eliminando grandes e profundas extensões de valas que avancem para as vias públicas, causando transtornos à rotina da cidade.

Menores custos da obra

Além de reduzir o tempo, o que já causa uma diminuição no custo das obras, as perfurações por Método Não Destrutivo reduzem a utilização de muita mão de obra – o que é extremamente necessário para o método tradicional de abertura de valas. Menor custo da mão de obra implica em menor custo operacional, reduzindo os gastos financeiros para fazer a obra.

Menores danos no meio ambiente

Em obras onde há necessidade de transpor obstáculos naturais como rios, montanhas e lagos, o Método Não Destrutivo é sempre o mais indicado por preservar o meio ambiente.

A perfuração por MND causa a mínima interferência, cuidando para que os elementos naturais, sejam árvores, fluxos de água ou lençóis freáticos, não sofram agressão.

Menor risco de acidentes

A redução do tempo de obra e a utilização de pequenos furos ajudam na redução de acidentes, sejam eles dos trabalhadores como também de pedestres, evitando riscos como causas trabalhistas ou processos judiciais.

Com todas essas características, fica claro que o MND é a melhor escolha para a sua obra. Se você precisa passar tubulações subterrâneas, escolha uma empresa especializada em perfuração por MND, com equipes profissionalmente capazes de realizar esse serviço dentro das normas técnicas exigidas.

A Conexão está há mais de 24 anos no mercado e é a escolha ideal para a sua obra! Entre em contato conosco!