[Como realizar a conversão de fogão para gás encanado]

A conversão de fogão para gás encanado é necessária quando a edificação já possui um sistema para esse tipo de gás. Saiba mais como funciona esse serviço!

A maioria dos modelos de fogões disponíveis no mercado já vêm adaptados para serem utilizados com o botijão de gás tradicional e, caso a pessoa se interesse por usar o gás encanado, será necessário fazer a conversão.

Em muitas residências, condomínios e comércios, o gás encanado é uma realidade, sendo uma opção já projetada nas novas construções e, por isso, a conversão de fogão para gás encanado se faz tão necessária.

É importante que esse trabalho seja feito por uma empresa especializada, com técnicos treinados para garantir a segurança do ambiente e também de pessoas e animais. Para entender melhor este assunto, vamos começar pelas diferenças e vantagens do gás de botijão e do gás natural.

Gás de botijão X gás encanado

O GLP – Gás Liquefeito de Petróleo – é o gás usado nos botijões e o mais comumente encontrado no mercado. Alguns defendem que ele é mais fácil de ser guardado e também transportado. No entanto, manter botijões no ambiente domiciliar é inseguro e, além disso, ele é um gás mais pesado e que produz uma chama menos estável.

Já o gás encanado é o que passa por tubulações e chega nas residências de forma que o fogão possa ser instalado sem a necessidade do uso de botijões. Sua utilização é mais prática e segura e ele tem sido a melhor opção nos projetos e nas construções de residências, comércios, indústrias e condomínios.

Uma das grandes vantagens do gás encanado é que sua chama é mais estável e forte devido a sua pressão regular e também por ser um fornecimento contínuo e ininterrupto, evitando o incômodo de ter que trocar o botijão na hora que você mais precisa.

Por que é necessário fazer a conversão de fogão para gás encanado?

Como podemos perceber, o gás de botijão e o gás encanado têm pressões diferentes (por isso, temos chamas mais instáveis e fracas em um e chamas fortes e estáveis no outro) e se o fogão não estiver adaptado pode não funcionar tão bem, com rendimento baixo em seus queimadores e também riscos para a sua segurança, podendo ocasionar vazamentos e acidentes.

Ao adquirir o fogão para ser usado em local que tenha o gás encanado, primeiro é preciso fazer a conversão e só depois a instalação. É imprescindível que esse serviço seja feito por uma equipe técnica e habilitada!

Como realizar a conversão de fogão para gás encanado?

Reafirmando que ela deve ser feita apenas por técnicos ou empresas capacitadas para tal, ao realizar o serviço haverá a troca de algumas peças fundamentais para receber o gás encanado, como os bicos injetores, a entrada de ar, a ponteira de conexão do gás e os registros, já que a pressão é mais forte no gás encanado.

Em alguns modelos de fogões, esses bicos devem conter também uma válvula de segurança e talvez seja necessária a troca dos queimadores. Todas as peças devem ser específicas, novas e de qualidade.

A Conexão está há mais de 24 anos no mercado e conta com uma equipe altamente qualificada para realização de serviços em redes de gás.

Conquistamos importantes certificações que comprovam a excelência dos nossos serviços e seguimos todas as normas técnicas vigentes para garantir a sua segurança. Entre em contato conosco!