[Conheça os procedimentos utilizados no furo direcional]

O furo direcional visa a instalação de tubulações subterrâneas para empresas de gás, saneamento, energia e telefonia. Saiba mais sobre esse procedimento!

Algumas técnicas de perfuração do solo podem facilitar bastante a construção civil e os serviços públicos ou privados de saneamento básico, energia elétrica, gás encanado e telecomunicações. Uma dessas técnicas é o chamado furo direcional, uma tecnologia inovadora e limpa, que tem se tornado uma solução cada vez mais adotada.

O furo direcional é especialmente útil nas perfurações do solo para instalação de dutos subterrâneos sem causar grandes impactos no meio ambiente e no entorno, preservando a rotina local. Além disso, o método ainda se torna mais viável economicamente pelo fato de ser possível fazer a obra em um menor tempo.

O mais importante no furo direcional é que ele usa o MND – Método Não Destrutivo -, uma forma de instalar tubulações subterrâneas sem a necessidade de abertura de grandes valas a céu aberto, como é o caso dos métodos tradicionais de escavação e assentamento de dutos.

Ele pode ser utilizado em diversas obras como travessias de poços, construção de ferrovias, rodovias e avenidas e são vários os segmentos que podem se aproveitar desse método, das empresas de saneamento até as de telecomunicações, de instalações novas às manutenções e reformas.

Conheça agora as principais etapas e procedimentos utilizados no furo direcional!

Procedimentos do furo direcional

Para realizar o furo direcional são utilizados equipamentos de alta tecnologia que perfuram o solo e fazem apenas pequenas aberturas que são suficientes para a passagem das tubulações.


Esses equipamentos devem ser adequados para o tipo de solo, que é analisado anteriormente para identificação de possíveis obstáculos naturais ou até mesmo outras tubulações já existentes, para que cumpram a trajetória determinada.

1ª etapa do furo direcional: a perfuração

Nessa primeira fase, o procedimento consiste em instalar um sensor na broca de perfuração do equipamento, chamado perfuratriz, para garantir que a navegação faça uma varredura pelo solo e determine a perfuração.

2ª etapa da perfuração direcional: o alargamento

Com a trajetória definida, o procedimento seguinte é o alargamento do furo, onde um alargador é colocado na ponta do equipamento e tem a função de aumentar o diâmetro do buraco atendendo às especificidades do projeto.

Nesta etapa, o equipamento, além do alargamento, já remove e compacta o solo. Essa largura tem a ver com os tipos de dutos ou tubulações que deverão ser instalados.

3ª etapa: a instalação

Agora é a vez dos dutos serem colocados em seus devidos lugares por profissionais habilitados para tal, já que, apesar de parecer um processo simples, as tubulações podem pesar bastante, exigindo atenção e experiência dos colaboradores.

É realmente vantajoso utilizar o furo direcional?

Sim! O furo direcional proporciona algumas vantagens importantes para as obras, como:

  • Redução do tempo de obra;
  • Redução de custos;
  • Menor interferência no meio ambiente e na vida das pessoas;
  • Menor risco de acidentes;
  • Maior eficiência e segurança. 

É muito importante entender, no entanto, que é preciso escolher uma empresa experiente e bem conceituada no mercado para a realização do furo direcional!

Na Conexão você encontra os melhores profissionais, habilitados para executarem o furo direcional e também equipamentos com tecnologia de ponta, garantindo que seu projeto seja executado de forma rápida e segura.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o furo direcional!