[Quais os riscos de não realizar o teste de estanqueidade na sua tubulação de gás?]

O teste de estanqueidade é realizado para verificar que não há nenhum vazamento na tubulação de gás e garantir a segurança das pessoas. Leia mais!

O gás é um produto inflamável e, por isso, alguns cuidados são extremamente necessários para evitar sérios acidentes, como explosões, incêndios e intoxicações. Um desses cuidados é a realização do teste de estanqueidade que, além de ser uma exigência do Corpo de Bombeiros, atesta as condições de segurança de uma tubulação de gás.

Continue a leitura deste artigo para entender a importância de realizar o teste de estanqueidade, como é feito e qual a data de validade.

O que é o teste de estanqueidade?

O teste de estanqueidade nada mais é do que um procedimento realizado para verificar se há vazamentos e atestar que as tubulações estão em plenas condições de funcionamento.

Ele é um procedimento obrigatório que tem como objetivo garantir a segurança das pessoas e dos edifícios, evitando incêndios, explosões e asfixia, pois o gás pode acumular nos ambientes e causar até mesmo mortes.

Como é feito o teste de estanqueidade?

O teste de estanqueidade só pode ser realizado por profissionais capacitados e deve atender às exigências da NBR 15.526, que estabelece todos os requisitos necessários para o projeto e execução das redes de gás.

Em resumo, o teste consiste em utilizar ar comprimido e, com o auxílio de um manômetro, é avaliada a pressão interna das tubulações. Caso haja alteração na pressão, é necessário realizar novamente o teste para detectar a localização do vazamento.

Após detectado, alguns procedimentos podem ser adotados, como a aplicação de resina em caso de pequenos vazamentos ou a substituição das tubulações caso seja um vazamento maior.

Ao fim da realização do teste, é emitido o laudo de estanqueidade que atesta as condições das tubulações e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e, com isso, poderá obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e até mesmo o seguro do imóvel.

Quem pode realizar o teste de estanqueidade?

Como dissemos anteriormente, não realizar o teste de estanqueidade é colocar em risco a vida dos moradores do imóvel e dos seus visitantes, além de danos ao patrimônio. O gás é uma substância inflamável e, por isso, somente uma empresa especializada, credenciada ao CREA, que conte com profissionais treinados e com os equipamentos necessários é que pode realizar o teste de estanqueidade.

Além disso, é recomendado que o teste seja realizado a cada 12 meses ou conforme a recomendação das autoridades competentes. Porém, caso haja suspeita de vazamentos, é importante que se faça uma inspeção imediata.

Conte com a Conexão

A Conexão está há mais de 25 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções em redes de gás residenciais e comerciais. Contamos com uma equipe treinada para realização de teste de estanqueidade e manutenção nas tubulações de gás, proporcionando mais segurança para as pessoas e edifícios.

Não abuse da sorte quando o assunto é segurança, afinal, a falta de manutenção das redes de gás pode custar vidas! Então, se você ainda não agendou o teste de estanqueidade no seu condomínio ou comércio, conte com a Conexão!

Entre em contato conosco!