[O teste de estanqueidade do seu comércio está em dia? Chame a Conexão!]

Para verificar se há vazamentos na rede de gás e garantir a segurança do imóvel e das pessoas, o teste de estanqueidade é imprescindível. Leia mais!

É certo que o uso de gás encanado aumentou muito em nosso país, sendo instalado nas indústrias, comércios e também nos condomínios, podendo ser utilizado na cozinha, que é o mais comum, e em chuveiros e sistemas de aquecimento.

Segundo especialistas, nos comércios a utilização do gás aumentou mais de 15%, exigindo um olhar atento quanto à segurança das estruturas físicas e das pessoas, evitando vazamentos e riscos de acidentes fatais.

Um dos procedimentos de segurança é o teste de estanqueidade que iremos detalhar neste artigo. Porém, antes de abordar o assunto, é bom lembrar que para a realização de procedimentos tão específicos é fundamental contar com uma empresa confiável e com profissionais qualificados, como é o caso da Conexão.

O que é o teste de estanqueidade?

O teste de estanqueidade consiste em verificar se a tubulação de gás está estanque, ou seja, sem vazamentos. De acordo com as normas técnicas brasileiras, ele deve ser executado após o término da aplicação dos impermeabilizantes.

A impermeabilização é um procedimento fundamental para evitar infiltrações, corrosões e vazamentos e depois dessa etapa é necessário examinar o sistema para garantir a segurança das estruturas e evitar acidentes, que podem ser fatais.

O teste é feito também para as manutenções periódicas do sistema de gás encanado, ou seja, é preciso fazê-lo antes da utilização e também regularmente, em revisões de tempos em tempos para que os usuários tenham confiança em usar o sistema.

Já realizou o teste de estanqueidade no seu comércio?

As normas técnicas brasileiras recomendam inspeções periódicas nas redes de distribuição de gás de casas, indústrias e comércios. Essas inspeções visam trazer segurança aos prédios e também às pessoas que frequentam e trabalham naquele ambiente.

Além disso, as inspeções periódicas são também uma exigência do Corpo de Bombeiros, sendo necessária a emissão do laudo de estanqueidade após a realização do teste.

O tempo de intervalo para as inspeções pode variar a depender dos riscos avaliados pelo responsável pela inspeção. Em caso de suspeitas de vazamentos de gás, é necessária a realização do teste de estanqueidade imediatamente.

Objetivos do teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade no seu comércio tem objetivos de garantir que:

  • Os tubos e as conexões dos equipamentos não apresentem vazamento;
  • As válvulas e os dispositivos de regulagem estejam funcionando adequadamente;
  • A tubulação e os acessórios estejam desobstruídos e sinalizados;
  • A sinalização e a pintura obrigatórias estejam conforme as normas vigentes. 

A Conexão é uma empresa especializada em realizar os testes de estanqueidade para o comércio, com pessoal técnico profissional e treinado para resolver problemas com vazamentos de gás, reparos em tubulações do gás encanado, limpeza e desobstrução das redes.

O resultado da inspeção será registrado e fica à disposição, junto à documentação técnica da rede de distribuição, para verificação das autoridades competentes. No laudo do teste de estanqueidade deve constar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento que assegura a responsabilidade do profissional pela segurança do sistema de gás.

Se você ainda não providenciou o teste de estanqueidade do seu comércio, entre em contato conosco e agende já o seu!