[Furo direcional: tecnologia de ponta para instalação de redes de gás]

Com o furo direcional, a instalação de redes subterrâneas ganha mais eficiência e precisão, impulsionando a modernização e sustentabilidade. Leia mais!

O furo direcional é uma tecnologia inovadora que surgiu para substituir o antigo método de escavação subterrânea, que gerava grandes transtornos, prejudicava o trânsito e a comunidade ao redor das obras e até mesmo o meio ambiente.

Essa técnica permite a instalação de dutos subterrâneos de forma precisa e não invasiva, minimizando os impactos ambientais e os transtornos às cidades. Continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais sobre o furo direcional e quais empresas podem aproveitar dessa tecnologia!

Benefícios do furo direcional

Uma das grandes vantagens do furo direcional, considerado um Método Não Destrutivo (MND), é a sua capacidade de reduzir significativamente os danos ao meio ambiente.

Por não necessitar da abertura de grandes valas a céu aberto, como o método tradicional, essa tecnologia minimiza a perturbação do solo, preservando os ecossistemas, recursos hídricos e habitats naturais.

Além disso, o furo direcional é menos invasivo e também causa menos impacto às áreas urbanas, não sendo necessárias interrupções significativas do tráfego, comércio e da vida cotidiana das pessoas. Ou seja, menos inconvenientes para os moradores locais, menos congestionamentos e menor tempo de execução.

Aplicações do furo direcional

O furo direcional é uma técnica versátil e inovadora que pode ser aplicada em diferentes setores, como empresas públicas e privadas de saneamento básico, telecomunicações, energia elétrica, gás e fibra óptica.

Redes de gás

Ele é amplamente utilizado para expansão e modernização das redes de distribuição de gás natural, permitindo uma instalação eficiente, segura e econômica.

Também pode ser utilizado para realizar a substituição de tubulações antigas e danificadas sem a necessidade de escavação aberta, minimizando os impactos ambientais e os transtornos para a comunidade local.

Telecomunicações

O furo direcional é utilizado para implantação de cabos de telecomunicações, como cabos de fibra óptica e cabos de cobre, para fornecimento de serviços de telefone, internet e televisão, permitindo a expansão da cobertura até em regiões remotas ou de difícil acesso.

Energia

Com o furo direcional, pode-se construir linhas de transmissão de energia elétrica subterrâneas em áreas urbanas e suburbanas, minimizando os impactos visuais e ambientais.

Saneamento básico

Também é possível construir redes de esgoto e de água potável em áreas urbanas e rurais através do furo direcional, garantindo o acesso da população a serviços essenciais de saneamento.

O furo direcional pode ser utilizado para instalação, reparo e manutenção de tubulações subterrâneas e, por sua capacidade de atravessar obstáculos, como estradas, edifícios, montanhas, rios, etc., e minimizar os impactos sociais, essa técnica se tornou uma escolha preferencial para empresas que buscam expandir, modernizar e manter suas redes de infraestrutura de forma sustentável e eficiente.

Conte com a Conexão

Como você pôde perceber, o furo direcional é uma técnica extremamente vantajosa para as empresas, para as cidades e para o meio ambiente, porém ele precisa ser realizado por profissionais capacitados e treinados para que a instalação seja eficiente e não haja riscos para as pessoas ao redor e para os trabalhadores.

A Conexão conta com uma equipe altamente qualificada e com todos os equipamentos necessários para realização do furo direcional, garantindo uma instalação mais segura e eficiente.

Entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!