[Como o furo direcional vem moldando o futuro das infraestruturas subterrâneas?]

O furo direcional é uma técnica que perfura o solo de forma controlada, permitindo a instalação de dutos subterrâneos sem grandes transtornos. Leia mais!

Em um cenário em constante evolução, o furo direcional surge como uma alternativa transformadora para instalações e manutenções das infraestruturas subterrâneas.

Essa técnica não apenas simplifica o processo de instalação de dutos subterrâneos, como também oferece uma série de benefícios que proporcionam muito mais eficiência, sustentabilidade e economia para os projetos.

Continue a leitura e entenda como o furo direcional tem se tornado uma peça fundamental para o desenvolvimento de infraestruturas subterrâneas!

Mais eficiência na instalação

Uma das grandes vantagens do furo direcional é que ele proporciona mais eficiência nas instalações e manutenções de infraestruturas subterrâneas.

Quando comparado ao método tradicional de escavação, onde é necessária a abertura de grandes valas a céu aberto, o furo direcional reduz significativamente o tempo necessário para concluir um projeto.

Consequentemente, isso resulta em menos interrupções para o tráfego e para a comunidade local, além de minimizar os danos às propriedades ao redor.

Diversidade de aplicações

A versatilidade do furo direcional permite que ele seja aplicado em diversas áreas, como empresas públicas e privadas do segmento de saneamento básico, telecomunicações, energia elétrica, gás e fibra óptica.

Sendo assim, ele se torna indispensável para o desenvolvimento e modernização das infraestruturas urbanas e rurais em todo o mundo.

Redução dos riscos

O furo direcional minimiza os riscos associados à instalação de infraestruturas subterrâneas, protegendo a segurança dos trabalhadores e também das pessoas que passam ao redor da obra.

Além disso, ele tem a capacidade de contornar obstáculos, como rios, estradas e edifícios, reduzindo a probabilidade de acidentes e danos durante o processo de instalação.

Outras vantagens do furo direcional

  • Possível redução de custos, especialmente quando comparado ao método tradicional de escavação;
  • Economia de tempo e de mão de obra;
  • Redução de resíduos gerados na obra;
  • Conservação dos recursos naturais;
  • Redução dos impactos ambientais, preservando os ecossistemas e minimizando a perturbação do solo.

Como funciona o furo direcional?

O furo direcional, também conhecido como perfuração horizontal direcional (PHD) ou “horizontal directional drilling” (HDD) em inglês, utiliza equipamentos de alta tecnologia para perfurar o solo e fazer pequenas aberturas para passagem das tubulações.

Eles analisam o tipo de solo, identificam possíveis obstáculos naturais ou infraestruturas já existentes para determinar o trajeto da perfuração.

Perfuração

Nesta primeira fase, é instalado um sensor na broca de perfuração do equipamento para realizar uma varredura pelo solo e traçar o caminho da perfuração.

Alargamento

Trajetória definida, é hora de partir para a próxima etapa: o alargamento do furo. Um alargador é colocado na ponta do equipamento e aumenta o diâmetro do furo para atender às especificidades do projeto.

Instalação

E, por fim, é realizada a instalação das infraestruturas para serem utilizadas para a função projetada.

Furo direcional é com a Conexão

Para a realização do furo direcional, é essencial contar com profissionais qualificados e treinados para que a instalação seja eficiente e segura para todos, e a Conexão é a escolha certa para sua obra!

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, contamos com profissionais e equipamentos de altíssima qualidade e podemos realizar instalações de infraestruturas subterrâneas com mais agilidade e eficiência.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!