[Furo direcional: o melhor custo-benefício para sua obra]

Redução do cronograma de obras, menor impacto às cidades e instalações seguras e eficientes, é isso que você ganha ao utilizar o furo direcional! Leia mais!

Conhecido também como perfuração horizontal, o furo direcional é um método de aberturas no solo para passagem de tubulações subterrâneas. Ele tem ganhado espaço nas diversas obras, sejam públicas ou privadas, por sua grande praticidade e melhor custo-benefício.

O furo direcional é uma técnica MND (Método Não Destrutivo), ou seja, as perfurações no solo são feitas de forma horizontal e direcionadas, sem a necessidade de abertura de grandes valas ou escavações. Isso é extremamente positivo, além de economizar tempo, preservar o meio ambiente e evitar transtornos às cidades, como o fechamento de ruas e rodovias.

Para a sua obra, o furo direcional é a escolha certa para a instalação de dutos para água, esgoto, energia elétrica, gás, telefonia e internet. Continue a leitura desse artigo para você entender porque o furo direcional tem o melhor custo-benefício para a sua obra!

Vantagens do furo direcional

A principal vantagem em escolher o furo direcional para a sua obra é a otimização da mão de obra, aumentando muito a eficiência da construção.

Sem a necessidade de abrir grandes valas, o tempo e custo de sua obra podem ser bem reduzidos, além disso, outras vantagens podem ser observadas quando se utiliza o furo direcional. São elas:

  • Não perturba o fluxo de pessoas e mercadorias para outras partes de sua obra;
  • Não causa danos às tubulações já existentes;
  • Deixa a sua obra mais segura, já que, sem grandes valas, o risco de acidentes é reduzido consideravelmente;
  • Preserva o meio ambiente, mantendo cursos d’água, lençol freático e áreas de proteção florestal intocáveis;
  • Faz pouca ou nenhuma sujeira, sem acúmulo de resíduos.

Por que o furo direcional tem melhor custo-benefício para sua obra?

A técnica de perfuração horizontal exige pessoal treinado e equipamentos de ponta, o que, a princípio, pode parecer um custo maior que uma mão de obra de escavação de valetas. No entanto, esse valor é prontamente absorvido quando se observa as vantagens acima, agregadas ainda a outros benefícios como:

  • Redução do tempo da obra, adiantando o cronograma, o que vai economizar tempo e custos de mão de obra;
  • Levantamento de uma obra sustentável, dentro das exigências atuais de preservação da natureza, evitando multas por danos ao meio ambiente;
  • Serviço limpo e organizado, sem interferência em outros setores da obra;
  • Menor impacto no entorno da obra, evitando insatisfações de vizinhos.

Qual o procedimento usado para o furo direcional?

De forma geral, antes de iniciar a perfuração horizontal, é feita uma avaliação do solo para definição dos equipamentos que serão necessários.

Para realizar a instalação de tubos subterrâneos através do furo direcional, são utilizados equipamentos especiais, com tecnologia de ponta e operados por profissionais treinados. Por isso, é indicado a escolha de uma empresa especializada no assunto.

A técnica do furo direcional consiste, basicamente, na realização de três etapas: a perfuração, o alargamento do furo e a instalação das tubulações. Há normas técnicas a serem seguidas, como a angulação e verificação correta do diâmetro, sendo indicado sempre o trabalho feito por profissionais treinados.

Pensando em utilizar o furo direcional em sua obra? Conte com o conhecimento técnico e a experiência de anos no mercado da Conexão. Entre em contato conosco!