[Quais situações são indicadas o Método Não Destrutivo?]

O Método Não Destrutivo é uma técnica de perfuração do solo que pode ser utilizada em obras de saneamento básico, gás encanado, entre outras. Leia mais!

Embora o Método Não Destrutivo (MND) tenha ganhado grande espaço nas mais diversas obras, muitas pessoas e empresas ainda não o conhecem e, muito menos, o utilizam em seus projetos.

O MND pode ser definido como uma técnica para perfuração do solo que usa o furo direcional, sem a necessidade de grandes escavações. Ele pode ser usado em instalação, manutenção ou reparação de dutos, tubos ou cabos subterrâneos.

Há mais de vinte anos, o Brasil iniciou o uso desse método nas obras do metrô, porém esta técnica ganhou evidência quando as empresas começaram a utilizá-la.

A maior conscientização ambiental e os manejos sustentáveis também influenciaram o uso recorrente do MND, mostrando que a técnica causa menor impacto ambiental e também na vida social das cidades.

Continue a leitura deste artigo, pois vamos te mostrar quais situações são mais indicadas para o uso do Método Não Destrutivo.

Situações onde o Método Não Destrutivo pode ser utilizado

Obras de saneamento básico

As redes de água e esgoto podem ser instaladas, expandidas ou receberem manutenção através do Método Não Destrutivo e isso tem ocorrido com maior frequência nos últimos anos. As empresas que oferecem esse serviço se tornam mais conscientes da importância da redução de impactos sociais e ambientais de suas obras.

Principalmente nos grandes centros, os serviços de água e esgoto precisam ser feitos com a técnica do Método Não Destrutivo, já que é bem mais difícil interditar as ruas e interferir na rotina das pessoas.

Obras de iluminação pública

Em boa parte das cidades brasileiras, a rede de iluminação pública já é subterrânea, uma política muito positiva, já que a fiação enterrada diminui os riscos de acidentes.

O MND é um método seguro para abertura de túneis para fixação dos dutos de fiação elétrica. Além de econômico, com o Método Não Destrutivo é possível transpor obstáculos como ferrovias e rios, sem causar danos aos seus cursos naturais.

Instalação de cabos de internet e telefonia

Assim como a iluminação, os serviços de telecomunicações, como telefonia e internet, têm adotado com grande frequência o uso de dutos subterrâneos, onde as fiações são fixadas.

Dessa forma, é necessária a abertura do solo e o Método Não Destrutivo é o mais indicado, pois são necessários apenas pequenos furos por onde a tubulação e os fios são passados.

Redes de gás encanado

Talvez o item de maior expansão no Brasil dos últimos anos, o gás encanado ganhou a preferência de condomínios, indústrias e comércios.

Com isso, as redes de gás estão crescendo e toda a instalação, expansão ou manutenção destas tubulações está sendo feita por empresas que utilizam o MND em suas obras, como é o caso da Conexão.

Como o Método Não Destrutivo funciona?

A principal técnica usada é o furo direcional, um túnel horizontal por onde passam os dutos. O furo direcional permite ajustar a trajetória, contornando os possíveis obstáculos, o que mantém a área praticamente intacta, minimizando os impactos ao meio ambiente.

A Conexão utiliza o furo direcional pelo Método Não Destrutivo nas obras que executa, utilizando equipamentos de ponta, com alta tecnologia, manuseados por profissionais treinados e capacitados.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!