[Tudo que você precisa saber sobre remanejamento do ponto de gás]

O remanejamento do ponto de gás tem a função de adequar os aparelhos e o local da instalação seguindo as normas técnicas vigentes. Continue a leitura!

O remanejamento do ponto de gás nada mais é do que a mudança do ponto de distribuição do gás para se adequar ao local e aos aparelhos, seguindo as normas vigentes. Ele é fundamental para garantir a segurança dos moradores e também para evitar possíveis danos materiais.

Além disso, para o remanejamento do ponto de gás é fundamental a adequação às exigências legais para que tudo ocorra de forma correta e segura.

Quando é necessário e quais os cuidados no remanejamento do ponto de gás?

O remanejamento do ponto de gás é muito comum quando precisa ser feita alguma adequação do ponto pela aquisição de equipamentos novos ou durante reformas de cozinha, pois, em alguns casos, há também a alteração do lugar em que os equipamentos ficarão.

Para um remanejamento do ponto de gás seguro, é importante avaliar e atender alguns requisitos, como:

  • Adequar a tubulação aos requisitos básicos das normas estabelecidas;
     
  • O ambiente precisa ser ventilado;
     
  • O registro do ponto de gás precisa ser de fácil acesso e não pode ficar atrás de fogões, fornos e armários;
     
  • Para cada aparelho que utiliza o gás, é necessário um registro de segurança.

Para atender todas as exigências legais durante o remanejamento do ponto de gás, é imprescindível contar com uma empresa especializada e certificada que irá fazer uma avaliação do sistema e descartar situações que possam colocar em risco a segurança dos usuários, como vazamentos de gás.

Os profissionais fazem uma análise completa do ambiente, observando toda a infraestrutura do local, visando a segurança do projeto e também durante o desenvolvimento dos serviços e garantindo que os serviços e produtos utilizados atendem às condições exigidas pelas normas técnicas.

O que pode acontecer em casos de instalações inadequadas de ponto de gás?

A instalação inadequada e o incorreto remanejamento do ponto de gás podem acarretar em problemas sérios, tanto para a economia do usuário quanto para a segurança das pessoas. Perdas materiais, ferimentos graves e até perda da vida podem ocorrer caso não se tenha o devido cuidado com as instalações de gás.

Um vazamento na instalação de gás pode causar explosões, uma vez que com o acúmulo de gás no ambiente, caso uma pessoa ligue um aparelho elétrico, acenda um interruptor ou produza qualquer outro tipo de centelha, pode gerar a combustão do gás e com isso ocorrer a explosão.

Além disso, em lugares mal ventilados e em casos onde a pessoa não percebe o vazamento, esse acúmulo de gás no ambiente pode causar asfixia e até desmaios, já que o gás pode expulsar, gradativamente, o ar respirável.

Por isso, procure por profissionais especializados no processo de remanejamento do ponto de gás e que conheçam a legislação e prestem serviços com qualidade e segurança.

Para fazer o remanejamento do ponto de gás, chame a Conexão. Estamos há mais de 20 anos no mercado e nosso objetivo é trazer os melhores resultados e com segurança para você e sua família!