[Saiba qual a importância da individualização de gás]

Ainda existem muitas dúvidas sobre como funciona a individualização de gás em condomínios e qual a importância de optar por esse tipo de serviço. Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas informações essenciais sobre o serviço de individualização de gás. Confira!

A individualização de gás em condomínios é uma opção que pode beneficiar todos os moradores. Muitos desentendimentos surgem quando o gás de condomínios não é individualizado, visto que sempre tem aqueles que consomem menos e mesmo assim pagam contas caras. A individualização é uma tendência e traz vários benefícios que vamos enumerar neste artigo. 

Em nosso país esse tipo de serviço não é obrigatório, mas o que se percebe é que os condomínios que querem evitar problemas e reclamações ocasionadas por um sistema coletivo de distribuição de gás, acabam optando pela individualização e cobrança individual desse serviço. Novos projetos de construção de prédios e casas de condomínios já estão contemplando a individualização de gás. 

Benefícios da individualização de gás

Racionamento de gás

Cada apartamento ou casa tem seu controle de consumo e o valor pago será justo, já que as contas de gás não serão mais divididas por todos e cada um estará de fato pagando o que consumiu. 

Cortes por inadimplência individual

Por haver um controle individual, é possível saber quem está inadimplente e penalizar apenas este morador. 

Valorização do imóvel

A individualização do gás nos condomínios é um atrativo quando se pensa em vender o imóvel. Ela agrada aos compradores e agrega valor ao patrimônio.

Facilidade de manutenção

Com a individualização de gás é possível detectar vazamentos e providenciar os reparos necessários com maior agilidade e segurança, sem a necessidade de interromper o fornecimento de gás dos demais moradores. 

O que é preciso para um condomínio individualizar o gás?

A primeira providência por parte da administração do condomínio é certificar-se de que a maioria dos moradores querem a individualização de gás. Para isso é necessário a realização de uma assembleia geral com todos os moradores do condomínio onde será apresentada a proposta do serviço de individualização, as vantagens e custos e onde as dúvidas devem ser sanadas, inclusive com a participação de alguns representantes das empresas que fazem esse tipo de serviço. 

Para a instalação individual acontecer é necessário a concordância de 50% + 1 dos moradores e a aprovação deve ser apresentada em documento oficial, registrado em cartório e acompanhada de outros documentos exigidos pela prestadora de serviços. 

A parte técnica da mudança ocorre por conta da empresa especializada, que deve comparecer ao local e fazer uma análise técnica para disponibilizar o serviço. É preciso analisar tubulações e outros detalhes técnicos e apresentar um orçamento. 

Quanto custa um serviço de individualização de gás?

Como foi dito acima, o técnico precisa fazer um estudo do local para apresentar os valores da individualização de gás, somente após a visita técnica é possível estabelecer um valor exato para a realização do serviço. As políticas de preços dependem da estrutura dos apartamentos e casas de um condomínio, que precisa ser levada em conta para fazer o orçamento. 

Continue conosco e leia também este artigo sobre como escolher a melhor empresa para fazer a individualização de gás do seu condomínio.

Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te explicar todo o processo de individualização de gás, assim como agendar uma visita técnica e apresentar um orçamento. Garantimos um serviço de qualidade, com a agilidade e segurança para todos!