[Vantagens da individualização de gás em condomínios]

A individualização de gás traz muitas vantagens para os moradores e para o próprio condomínio. Leia nosso post e saiba mais a respeito!

Muitos condomínios ainda não possuem a individualização de gás e adotam o sistema compartilhado.


Normalmente esse método de divisão da conta do gás traz diversos problemas, aborrecimentos e brigas, permitindo que questionamentos e dúvidas pairem sempre no ar.


Supondo que em determinado apartamento residam 5 pessoas, não é justo que a conta de gás seja a mesma de outra unidade onde more apenas um casal.


No entanto, existem ainda outros fatores que devem ser levados em conta, como:

  • tempo do banho de cada morador,
  • uso do fogão para preparação de alimentos,
  • utilização da água quente nas pias e tanque.

São questões que são impossíveis de serem avaliadas, o que coloca sempre em dúvida as contas e o formato de divisão estabelecido pelo síndico.


Nesse post, vamos apresentar as vantagens da individualização de gás em condomínios. Continue lendo e confira!


Vantagens na individualização de gás

A individualização de gás traz inúmeros benefícios aos condomínios e especialmente aos síndicos e líderes, como poderemos verificar na sequência:


Consumo individualizado

A primeira grande vantagem está em cobrar do condômino aquilo que ele deve e eliminar a burocracia e atritos mensais em função da divisão da conta compartilhada.


Com isso e de forma justa, cada apartamento paga aquilo que consome, independente do número de moradores ou da maneira que utiliza o gás em sua unidade.


Diminuição do consumo

Outro benefício indireto é a redução do consumo de gás, uma vez que aqueles que não se importavam muito com o tamanho da conta, passam a economizar, já que terão que pagar o que consomem.


O meio ambiente agradece e todos ganham com a economia.


Segurança contra vazamentos

Outro ponto que é otimizado, são as verificações de possíveis vazamentos, ainda que muito pequenos, uma vez que a conta chega no apartamento onde o problema está ocorrendo.


Com isso, o nível de segurança dos outros moradores aumenta e o desperdício é evitado.


Diminuição na burocracia

Para o síndico e os responsáveis pela parte burocrática do condomínio, as tarefas diminuem, uma vez que as contas passam a ser cobradas de acordo com o registro do gás consumido, evitando com isso problemas e discussões desnecessárias.


Detalhamento do consumo mensal por apartamento

Com a individualização de gás, as contas são entregues em cada unidade, apresentando detalhes das leituras e os números aferidos.


Com isso, os moradores passam a controlar e sabem detalhadamente o quanto consomem mensalmente.


Divisão de responsabilidades

Pequenos vazamentos dentro dos apartamentos, muitas vezes, não recebiam a devida atenção, colocando em risco a vida de todos.


A partir da cobrança individual, muitos moradores passam a tomar maiores cuidados com essa situação, uma vez que estarão pagando mais em função do desperdício de gás.

Problema com relação à verificação e testes das tubulações, que muitas vezes envolvem substituições de equipamentos, passam a ser coletivos e não apenas do síndico.


Melhoria da convivência entre os moradores

Por fim, a partir da individualização das contas, os antigos problemas envolvendo os desperdícios e nível de consumo, não existem mais.


A melhora da convivência entre os moradores é evidente e desentendimentos com relação ao consumo de gás deixam de existir.


Como se observa, grandes problemas são resolvidos a partir da implantação de um sistema de individualização de gás.


Se o seu condomínio ainda não resolveu essa situação, é tempo de avaliar essa possibilidade, que além de ser economicamente viável, resolve ainda grandes conflitos do cotidiano.


Para saber mais sobre a individualização de gás, acesse o site da Conexão, uma empresa especializada no segmento e que oferece soluções há mais de 20 anos ao mercado, com qualidade, transparência e bons preços.