[Espaços compartilhados do condomínio: como ficam com o Coronavírus?]

O que se deve fazer com os espaços compartilhados do condomínio diante do Coronavírus? Leia nosso post e conheça detalhes desse assunto!

Diante da situação em que vivemos é comum algumas pessoas terem dúvidas a respeito dos espaços compartilhados do condomínio diante da COVID-19.


O isolamento social é uma realidade e precisa ser respeitado, no entanto, não é nada fácil “segurar” os moradores nos apartamentos ou em casa.


Os síndicos precisam adotar procedimentos de segurança, evitando a contaminação e assegurando a saúde aos residentes do condomínio.


Nesse post apresentamos como proceder com os espaços compartilhados do condomínio diante do Coronavírus. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!


Os espaços compartilhados do condomínio

Todo condomínio possui espaços que são compartilhados entre os seus moradores, como, por exemplo:

estacionamento,
elevadores,
parque de diversão,
churrasqueiras,
área de lazer,
salão de jogos,
recepção.

Esses ambientes costumam reunir moradores, mas, neste momento é indispensável que o síndico e sua equipe adotem medidas para proteger as pessoas que circulam pelos espaços compartilhados do condomínio.


O que fazer nos espaços compartilhados do condomínio?

Existem algumas medidas importantes que devem ser desenvolvidas no condomínio buscando a proteção dos seus moradores e visitantes. Diante disso é recomendável:


Treinamento da equipe de colaboradores do condomínio

O primeiro passo a ser tomado é treinar e apresentar aos colaboradores do condomínio a importância da limpeza e desinfecção dos ambientes e procedimentos a serem tomados quando da chegada de visitantes e moradores.


Também é importante observar as medidas de segurança com relação a trabalhadores de empresas contratadas que venham prestar serviços no ambiente, tais como:

  • entregadores,
  • terceirizados,
  • equipe de manutenção de elevadores,
  • equipe de manutenção de gás,
  • funcionários dos moradores.

Os colaboradores precisam agir como fiscais e lembrar as pessoas das novas regras comportamentais nesse atual momento, como evitar aglomerações e o uso de máscaras nos ambientes compartilhados.


Comunicação aos moradores das novas regras

É importante que os moradores recebam um documento explicando as mudanças com relação às rotinas dos espaços compartilhados do condomínio, onde deve-se incentivar uma campanha para os cuidados que todos devem ter nesse momento.


Essa comunicação deve constar:

  • cuidados pessoais dos moradores,
  • regras de uso e cuidados,
  • disponibilidade dos espaços, apresentando horários e funcionamento.

Portaria e recepção

A limpeza e desinfecção devem ser uma constante na portaria e recepção do condomínio.


Botões de campainhas, sistema de biometria, maçanetas e corrimões precisam ter uma atenção especial, pois o vírus é transmissível através do contato e esses dispositivos podem contribuir com a disseminação da doença.


Além da constante desinfecção desses dispositivos, os colaboradores precisam trabalhar com máscaras e se possível medir a temperatura corporal dos que trafegam pelo ambiente. Para isso existem termômetros eletrônicos.


Cuidado e prevenção constante

A informação nesse caso é o grande instrumento para que as pessoas saibam o que está proibido e quais são as formas de garantir uma convivência harmoniosa sem riscos de doença.


Para isso é essencial que todos os moradores conheçam detalhes sobre:

  • uso de máscaras,
  • uso de álcool em gel para desinfecção,
  • procedimentos de higienização,
  • instruções para uso dos elevadores,
  • comportamento das crianças,
  • comportamento de grupos de risco,
  • regras de funcionamento dos espaços compartilhados.

Mesmo diante de todas as providências é importante lembrar que o vírus da COVID-19 é transmissível e que muitas pessoas podem estar trazendo do ambiente externo a doença para o condomínio, uma vez que não se tem controle sobre essa situação.


Se você é síndico e ainda assim tem dúvidas a respeito deste tema, procure orientações médicas e sites informativos que apresentam detalhes operacionais sobre cada ambiente e os riscos de contaminação.


Agora que você conhece mais sobre os espaços compartilhados do condomínio, leia nosso post sobre as vantagens de individualização de gás!